Projeto de lei quer reduzir o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, o maior parque nacional brasileiro e unidade que protege áreas de floresta amazônica ainda intocadas.
A proposta, de autoria do senador Lucas Barreto (PSD-AP), é retirar dos limites da unidade a área do Distrito Parque de Vila Brasil, um trecho de cerca de 8 mil hectares localizado no município de Oiapoque, divisa com a Guiana Francesa.
O Parque vem sofrendo com crescente pressão do garimpo ilegal. Operações recentes da Polícia Federal inutilizaram materiais e maquinários utilizados por garimpeiros em área dentro do Parna.
A estimativa é que o garimpo ilegal tenha destruído cerca de 1,2 milhão de m² de florestas do Parna Montanhas do Tucumaque, somente entre 2022 e 2023.
A região que seria desafetada é utilizada como entreposto comercial do garimpo ilegal realizado por brasileiros na fronteira com a Guiana Francesa.
No parque existem grandes porções de florestas primárias intocadas e fauna exuberante, que vai de grandes carnívoros, como a onça-pintada e a suçuarana, a diferentes tipos de primatas e rica avifauna.
Além das belezas cênicas, o Tumucumaque possui em seu interior inscrições rupestres de povos indígenas antigos e as nascentes dos principais rios do Estado do Amapá.
Reportagem Cristiane Prizibisczki
Edição Daniele Bragança
Imagens: Leonardo Milano Polícia Federal / Divulgação Zig Koch