Um novo primata no Pantanal

Estudo compilou lista de todas as espécies de primatas da Bacia do Alto Paraguai e apresentou informações inéditas de possível nova espécie, que vem sendo apontada desde 2010.

O artigo aponta oito primatas como ocorrentes na bacia. Entre eles, o macaco-prego-de-papo-amarelo, macaco-aranha-de-cara-preta e parauacu-de-Mittermeier, ameaçados, segundo a lista vermelha da IUCN.

O que havia antes eram raras atualizações isoladas, mas importantes, de uma ou outra espécie

Walfrido Tomas doutor em Ecologia e Conservação e primeiro autor do estudo

Grisalho claro, pálido e com uma cauda cinzenta que não contrasta com a cor do resto do corpo. É assim que se descreve o macaco-titi-do-Chaco, espécie que ocorre no Chaco Paraguaio e na Floresta Chiquitana da Bolívia. 

No Brasil, estudos até então existentes indicavam que ela também ocorria em uma estreita faixa a oeste da planície do Pantanal, desde Corumbá (MS) até a Serra do Amolar (MS), também adentrando a planície pantaneira.

O artigo, porém, apresenta informações inéditas sobre a inconsistência entre as características dessa espécie e a que, de fato, é encontrada na região Pantanal, onde é conhecida como boca d’água. 

Essa divergência já tinha sido reportada, mas a novidade são fotografias dessa espécie na região do Pantanal, que reafirmam suas características distintas das originalmente descritas para o macaco-titi-do-Chaco. 

Nada pálido e uniformemente cinza, o boca d’água é descrito no estudo como tendo cores em tom castanho-avermelhado ou amarelado na região da cabeça e bicolores tons cinza claro nas pernas e braços.

Reportagem: Michael Esquer

Edição: Marcio Isensee e Sá

Ilustrações: Gabriela Güllich

Fotos: Carolina Martins Garcia L. Castillo/PyBio.org S. Peña/PyBio.org