UMA PONTE PARA O TRÁFICO DE ANIMAIS

Repetidos casos de tráfico com espécies brasileiras em risco de extinção convergem nos últimos 9 meses ao Suriname, palco de conturbada história política.

Um brasileiro, um togolês, um surinamês e um uruguaio estão presos em Togo (África) por traficarem 20 micos-leões-dourados e 12 araras-azuis-de-lear.

As espécies são exclusivas do Brasil e suas baixas populações naturais e o alto risco de extinção impedem qualquer comércio com esses animais.

Os criminosos foram flagrados pela guarda costeira porque a traineira onde estavam teve uma pane. O barco tinha bandeira brasileira e havia saído do Suriname.

Investigações globais listaram mais de 20 pessoas atuando em redes sul-americanas e ligadas aos tráficos de fauna drogas, armas e lavagem de dinheiro no Suriname.

Certos países da região permitem a caça de diferentes quantidades de animais selvagens, facilitando o tráfico entre países quando os limites não são atingidos.

Ao mesmo tempo, séculos de história atribulada do Suriname contribuíram para um presente de administração precária, conflitos internos e corrupção.

Reportagem Aldem Bourscheit

Edição Daniele Bragança

Imagens: Polícia Federal, Masud Al Mamun/TBSNews, PRF/Divulgação, Ian Mackenzie/CC