“Varíola do macaco” não tem nada a ver com os primatas

A Sociedade Brasileira de Primatologia (SBP) reforça que a transmissão da doença chamada de “varíola dos macacos”, apesar do nome, não está associada aos primatas.

Os macacos, na verdade, são sentinelas para a presença de zoonoses que possam impactar a saúde humana.

A doença é causada pelo vírus Monkeypox – daí o nome associado aos macacos – e pertence ao gênero Orthopoxvirus, o mesmo do vírus da “Varíola humana”, doença erradicada na década de 80.

A “varíola dos macacos”, entretanto, tem uma taxa de transmissão menor e severidade mais branda, e é considerada endêmica em países da África Central e Ocidental.

Desde o dia 13 de maio deste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para a circulação da doença, com casos confirmados em 22 países fora da África.

“As instituições signatárias deste informe vêm esclarecer que, apesar do vírus receber a nomenclatura de varíola dos macacos, o atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos. Todas as transmissões identificadas até o momento pelas agências de saúde no mundo foram atribuídas à contaminação por transmissão entre pessoas” - Comunicado da SBP

O texto destaca ainda que os macacos não são vilões e sim vítimas, e ressalta que os animais não devem sofrer nenhuma retaliação por parte da população por medo da doença.

Reportagem: Duda Menegassi Fotografias: Tiago Falótico/ICMBio Ernesto Viveiros de Castro/ICMBio Idesam Sergio Aguas Alexandre Pereira Centro de Controle de Doenças/Divulgação Ricardo Castro Santos Edição: Milena Giacomini