Protegendo as muitas faces dos manguezais brasileiros

Manguezais são ecossistemas super importantes para a vida marinha, que funcionam como berçário, abrigo e local de alimentação para inúmeras espécies.

Os manguezais também possuem uma importância social e ajudam a garantir o sustento de catadores de caranguejo, pescadores e a diminuir a pobreza.

No Brasil, os manguezais se estendem pelo litoral, associados principalmente ao bioma Mata Atlântica e, tal qual a floresta, também foram amplamente destruídos e aterrados ao longo da história.

A destruição deste ecossistema causa não apenas desequilíbrio ecológico local, mas também global, do ponto de vista das mudanças climáticas, porque o manguezal estoca grandes quantidades de carbono. Destruí-lo, portanto, é liberar esse carbono na atmosfera.

O Brasil tem hoje cerca de 981 mil hectares de manguezal, o equivalente a 7% do total mundial.

A reportagem especial de ((o))eco navega pelos manguezais em seu papel ecológico e social, e apresenta algumas iniciativas de conservação que lutam para proteger esse ecossistema tão importante.

REPORTAGEM Bruno Moraes FOTOGRAFIA Guilherme Rodrigues ILUSTRAÇÕES Julia Lima APOIO Instituto Serrapilheira EDIÇÃO Milena Giacomini