UMA FAMÍLIA DE VOLTA AO LAR

Após meses de espera e aclimatação, sete bugios-ruivos são soltos no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro.

3 de abril | 2023 Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ)

Um grupo de biólogos se aproxima de um dos recintos do CPRJ onde está uma família de bugios-ruivos. Durante horas, esses animais são observados pela equipe.

Essa análise de comportamento é a etapa final antes de transportar os animais para o seu verdadeiro destino: a floresta! Do grupo, apenas o casal de adultos têm origem e experiência em vida livre.

O bugio-ruivo existe apenas na Mata Atlântica e, em 2022, foi listado como um dos 25 primatas mais ameaçados do planeta.

Desde o dia 11 de abril de 2023, a família ficou em um recinto de aclimatação, cercada pela floresta que em breve chamariam de lar.

A iniciativa, coordenada pelo Refauna, retoma a soltura de bugios-ruivos, paralisada desde 2015, pouco antes do último surto de febre amarela, doença letal para espécie. Atualmente já existem outros oito bugios em liberdade no parque.

O trabalho de reintrodução dos bugios na Floresta da Tijuca ilustra a importância de ações integradas entre o manejo em cativeiro (ex situ) com o trabalho feito diretamente no ambiente natural do bicho (in situ).

Ano novo, vida nova. Depois de uma longa espera para garantir sua aclimatação, chegou o dia da família retornar para o seu lugar: a floresta. No dia 2 de janeiro de 2024, abriram-se as portas do recinto.

Com a chegada da nova família, a floresta carioca ganha sete chances a mais da espécie prosperar por lá e renova a esperança para estes macacos tão ameaçados.

Roteiro Duda Menegassi Ilustrações Gabriela Güllich Edição Webstorie Marcio Isensee