A Mostra de Cinema Ambiental Onda Verde começa nesta quinta (27), na sede da ONG Onda Verde, em Nova Iguaçu (RJ). Com exibição gratuita de 14 filmes durante os 3 dias de evento, o destaque vai para os 4 filmes produzidos pelos 50 jovens da Baixada Fluminense que participaram da Oficina de Cinema Ambiental Onda Verde, realizada desde fevereiro. O foco das obras é a melhora da qualidade de vida do Tinguá, bairro onde vivem e local da sede da Onda Verde.
Os filmes produzidos pelos participantes da oficina são “Ewé – O caminho das folhas”, dirigido por Luiz Lopes, que destaca a relação dos candomblecistas com a natureza e combate noções ancoradas no racismo ambiental sobre a religião; “Os que ficam”, dirigido por Gustavo Roger e Antonio Douglas, que aborda o potencial turístico da região e a importância da preservação dos recursos naturais; “Tinguá – A riqueza das joias da coroa”, dirigido por Ana Beatriz e Raphael Santiago, que fala da importância hídrica do bairro e a necessidade de mobilização pelo direito à água, problema constante na região; e “Tinguá na lata”, dirigido por Fabíola Rocha, onde os participantes buscam respostas aos diversos descasos e mostram sua insatisfação com os problemas do bairro.
As produções foram feitas especialmente para lançamento na mostra, após 5 meses de aulas divididas entre os módulos de Educação Ambiental, Roteiro, Produção, Direção e Edição, com aulas ministradas por profissionais gabaritados no mercado. Durante a oficina, os estudantes chegaram inclusive a ter uma aula prática na Reserva Biológica do Tinguá, vizinha à ONG. O curso ainda abordou temas como a crise climática, a conservação da biodiversidade e a gestão sustentável dos recursos naturais.
Além dos 4 filmes da oficina, a Mostra contará ainda com mais 9 filmes de temática ambiental, como o clássico “Ilha das Flores”, “Paraíba pede socorro”, sobre o rio Paraíba do Sul, e “Salvem o rio”, sobre o rio Pavuna. Entre os temas abordados pelos filmes, estão o consumo consciente, a mitigação de desperdícios e a destinação correta do lixo, aproximando os filmes da realidade dos participantes.
A oficina conta com o patrocínio da Light e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
SERVIÇO
Mostra de Cinema Ambiental Onda Verde
Informações: www.ondaverde.org.br
Endereço: Onda Verde – Rua Nossa Senhora da Conceição, 6 – Tinguá / Nova Iguaçu – RJ
Datas: Dias 27, 28 e 29 de julho
Sessões: Quinta e Sexta-feira das 9h às 10h e 14h às 15h | Sábado das 10h às 13h. Entrada: Gratuita Capacidade do local: 90 pessoas
Leia também
Resultado da COP29 coloca diplomacia brasileira à prova
Em 2025, Brasil precisará pressionar nações por um novo financiamento climático. Meta aprovada na COP de Baku é 23 vezes menor que subsídios aos fósseis →
A missão do Brasil para a COP30
O país anfitrião da COP30 precisa integrar de forma qualificada suas crianças e jovens para liderar a pauta climática →
Gás natural que será exportado ao Brasil viola direitos indígenas na Argentina
MME assinou memorando para viabilizar importação de gás extraído em Vaca Muerta e responsável por problemas ambientais e de saúde em região habitada pelo povo Mapuche →