FLORESTA DE NINGUÉM
Floresta de
Ninguém
Sobre
A Amazônia possui, ainda hoje, um território de 143 milhões de hectares de áreas ainda não destinadas. É tanta terra que, dentro dela, caberiam os países da França, Alemanha e Espanha juntos. E é justamente sobre esses “territórios de ninguém” que o desmatamento, as queimadas e a grilagem avançam com mais intensidade.
Nesta série especial sobre regularização fundiária na Amazônia, realizada em parceria com o Centro para Análise de Crimes Climáticos (CCCA), a InfoAmazonia e com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), ((o))eco traz um diagnóstico atual das áreas não destinadas na Amazônia, esmiúça o histórico de ocupação da floresta tropical, desvenda os caminhos traçados pelos grileiros para obtenção de títulos e revela o que tem sido feito para evitar a situação.
Reportagens
Amazônia: um mosaico de diferentes domínios
Borracha, madeira, soja, minério, pecuária ou simplesmente o sonho de ter um pedaço de terra. Quatro moradores da floresta contam os motivos que os levaram à Amazônia
INCRA possui apenas 216 funcionários para regularização fundiária na Amazônia
Em Altamira, sede do INCRA foi ocupada por famílias atingidas por Belo Monte que há 10 anos aguardam reassentamento. Déficit de funcionários é apenas um dos problemas
Deficiências do INCRA colocam em xeque programa de titulação no Brasil
Experiência de Altamira (PA) mostra falhas na tentativa do governo federal de passar para municípios parte do trabalho de titulação de terras.
Grileiros na Amazônia usam inteligência territorial para usurpar terras públicas
Envelhecer documentos com uso de grilos ficou no passado. Emprego de métodos engenhosos para fraudar titulação e mercado lucrativo estimulam a prática
Regularização fundiária em Unidades de Conservação vai levar 490 anos, no passo que está
ICMBio tem apenas 44 funcionários trabalhando no setor, quando seriam necessários cerca de 100. Governo implementa série de mudanças para resolver problema
Com crise climática, falar de regularização na Amazônia é dever de todos
Dar um destino para terras públicas da floresta tropical diminui a pressão por desmatamento, maior fonte de emissões no Brasil.
Linha do Tempo
O processo de ocupação da Amazônia sofreu um boom a partir do século XIX, estimulado por diferentes ciclos econômicos, como borracha, madeira, soja, minério e pecuária. Mas muito antes disso já existia gente lá. A Linha do Tempo abaixo conta um pouco da história. Confira:
Mapa Interativo
Explore o mapa abaixo clicando nas diferentes camadas de informações. Com o zoom você pode descobrir os detalhes de cada estado.
Ficha Técnica
Pesquisa, reportagem e roteiro
Cristiane Prizibisczki
Coordenação editorial e edição
Daniele Bragança
Coordenação de projeto
Marcio Isensee e Sá e Paulo André Vieira
Processamento de dados
Rodney Salomão e Heron Martins/CCCA
Mapas
Carolina Passos/InfoAmazonia
Ilustrações e redes sociais
Gabriela Güllich
Programador WEB
Babak Fakhamzadeh
Fotografia
Jaime Souzza
Apoio
IMAZON
InfoAmazonia
CCCA