
Newsletter O Eco+ | Edição #212, Setembro/2024
08 de setembro de 2024
Para entender como a política municipal se relaciona com a proteção ao meio ambiente, e o que cobrar daqueles que a partir de 2025 vão comandar os 5.570 municípios do Brasil, a repórter Cristiane Prizibisczki conversou com Rodrigo Corradi, Secretário Executivo Adjunto do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Pensar nas eleições é um passo para tentar enfrentar as mudanças climáticas cada vez mais severas.
Um exemplo do caos climático que vamos enfrentar com frequência é a seca recente na Amazônia. Adriano Gambarini acompanhou uma equipe de pesquisadores do Grupo de Pesquisa de Mamíferos Aquáticos da Amazônia (GPMAA), do Instituto Mamirauá, em uma empreitada com um objetivo: fazer a captura de botos, ver seu estado de saúde, marcar com rádios transmissores para compreender seus movimentos ante uma fatídica seca que, numa triste ironia, está afetando a maior e mais úmida floresta tropical do mundo.
Infelizmente, não é só a Amazônia que está secando. Vítima de seca, temperaturas e incêndios recordes, o Pantanal tem seu principal curso d’água, o Rio Paraguai, novamente dragado para escoar produtos agropecuários e minerais. Cientistas e ongs avaliam que isso prejudicará o bioma todo, áreas protegidas, povos de indígenas a tradicionais, mostra a reportagem de Aldem Bourscheit.
Boa leitura!
Redação ((o))eco

· Destaques ·
Eleições 2024 – Quais as propostas do seu candidato na pauta ambiental?
Seca na Amazônia faz pesquisadores correrem contra o tempo para monitorar botos
Dragagem do Rio Paraguai ignora um Pantanal cada vez mais quente e seco

· Conservação no Mundo ·
Banheiro sustentável. Na Índia, jovens arquitetos e designers estão revisitando a infraestrutura sanitária e indo além. A MAD(E) IN MUMBAI está empenhada em criar projetos de banheiros sustentáveis, sanitários, polivalentes e inclusivos em locais proeminentes do país. A equipe identificou 25 preocupações que afetavam os sanitários públicos existentes, incluindo má ventilação, dificuldades de manutenção, escolhas incorretas de materiais, baixa capacidade de água, falta de ajudas para idosos, ausência de considerações ergonômicas e instruções pouco claras. [TheHindu]
Corrida contra as vespas. Pesquisadores estão lutando para destruir ninhos de vespas asiáticas no Reino Unido antes que novas rainhas eclodam no final deste mês. A equipe de abelhas da Animal Plant Health Agency (APHA) já descobriu 10 ninhos em Kent e Sussex, uma área do continente do Reino Unido que testemunhou a maioria dos avistamentos de espécies invasoras. Um ninho pode conter milhares de predadores, que são capazes de matar 11 kg (24 lb) de insetos numa estação, incluindo abelhas e outros polinizadores. A National Bee Unit encontrou e destruiu 72 ninhos em 2023, a maioria no sudeste da Inglaterra. [BBC]

· Dicas Culturais ·
• Pra ouvir •

O Mar Não Está Pra Peixe #1: Em águas quentes | Jornal da USP
O oceano está cada vez mais quente; as ondas de calor estão cada vez mais frequentes; e os recifes de coral nunca estiveram tão ameaçados. A reportagem do Jornal da USP foi a campo com pesquisadores para registrar o branqueamento de corais e entender como o aquecimento global ameaça a biodiversidade e os ecossistemas marinhos mundo afora. “Bem-vindo ao clube dos desesperados”