Silêncio sobre fósseis e lobby do agro na COP30
O Eco+ | Edição #269 | 23 de novembro de 2025
A COP30 terminou sem incluir no texto final um plano para o fim dos combustíveis fósseis. Mesmo após negociações que avançaram pela madrugada de sexta para sábado, prevaleceu o grupo contrário à menção do tema — liderado pela Arábia Saudita e seus aliados, além da Rússia —, explica a repórter especial Cristiane Prizibisczki. Diante da ausência desse compromisso no documento, o embaixador André Corrêa do Lago apresentou uma alternativa: a criação de dois roteiros, um para deter e reverter o desmatamento e outro para orientar uma transição justa, ordenada e equitativa para longe dos fósseis.
Aldem Bourscheit reuniu as manifestações de entidades civis que, embora tenham criticado a falta de ambição do texto final da 30ª Conferência do Clima da ONU, também reconheceram avanços e oportunidades para enfrentar o uso de combustíveis fósseis e o desmatamento.
Representantes das maiores empresas do agronegócio mundial marcaram forte presença na 30ª Conferência do Clima da ONU (COP30), realizada na Amazônia, um dos biomas mais pressionados pelo setor. O Brasil liderou a delegação: cerca de 30% dos representantes oficialmente credenciados eram do país. Segundo levantamento da organização britânica DesMog, 300 lobistas ligados à pecuária industrial, ao setor de grãos e aos pesticidas participaram do evento — um aumento de 14% em relação à COP anterior, em Baku (Azerbaijão), conforme reportaram Cristiane Prizibisczki e Elizabeth Oliveira.
Boa leitura!
Redação ((o))eco
· Destaques ·
Mapa para fim dos fósseis fica de fora do texto final da COP 30
COP entrega pouco, mantém ameaça de colapso climático e colhe críticas globais
COP30 tem número recorde de lobistas do agronegócio
· Conservação no Mundo ·
Sem controle. Um novo estudo realizado com os principais varejistas online de peixes marinhos destinados a aquários nos EUA revelou que quase 90% das espécies comercializadas são provenientes exclusivamente da natureza, incluindo diversas espécies ameaçadas, e que o comércio é pouco monitorado. [Mongabay]
Revogaço. Governo Trump apresentou um novo plano para revogar regulamentações da Lei de Espécies Ameaçadas de Extinção (ESA, na sigla em inglês), uma medida que, segundo especialistas, poderá acelerar a crise de extinção caso seja adotada. [The Guardian]
· Dicas Culturais ·
• Para ouvir •
Entrando no Clima | Última semana de COP
Desde o dia 6, o podcast Entrando no Clima passou a ser diário até o fim da Conferência do Clima, que deve ocorrer neste domingo. Todo dia, de manhã cedo, você pode acompanhar tudo o que rolou no dia anterior da COP. Bastidores, negociações, eventos e protestos. Acompanhe tudo o que rolou no evento mais relevante do ano sobre mudanças climáticas.
• Para ver •
Luiz Braga | Editora Cobogó
Fruto do amadurecimento de sua extensa pesquisa fotográfica, o livro homônimo de Luiz Braga reúne 80 imagens captadas ao longo de mais de duas décadas de peregrinação pela região amazônica. A organização da edição foi realizada pelo teórico da fotografia Eder Chiodetto e o design pela artista visual Pinky Wainer. Seja em procissões, festas populares ou na simplicidade da vida do caboclo, o olhar do fotógrafo traz detalhes e vibrações cromáticas presentes em cenários ora idílicos, ora urbanos, abundantes na cultura nortista com que Braga possui tanta intimidade. A obra também apresenta uma lista de mais de 70 exposições realizadas no Brasil e no exterior, além de depoimentos do próprio artista.
• Para ver •
Olhe, depois procure | Projeto Toninhas do Brasil
O documentário, produzido pelo projeto Toninhas do Brasil em parceria com a Univille, Petrobras e a coprodução da Mysticeta Films, registra a rotina de cientistas e comunidades envolvidas na pesquisa e conservação da toninha (Pontoporia blainvillei), cetáceo que habita a costa Sul e Sudeste do Brasil. O filme apresenta o trabalho realizado na Baía de Babitonga, em São Francisco do Sul, área que abriga a única população residente da espécie no país.





