Notícias

Salmões anêmicos

Uma doença virótica conhecida como anemia infecciosa do salmão, ou ISA, na sigla em inglês, está dando dor de cabeça a criadores chilenos. Provocada pelo stress elevado e pela ausência de controle sanitário, a doença está dizimando milhões de salmões no Chile e fazendo com que as autoridades do país revejam os métodos de criação da espécie. De acordo com ambientalistas, isso poderia ser evitado, em parte, se os peixes não fossem criados em cercados subaquáticos superlotados e muito próximos um dos outros. As críticas recaem também sobre os procedimentos utilizados para tratar a doença: a administração de doses elevadas de antibióticos. Para os biólogos, as fezes do salmão e os grãos de ração com medicamento estão contaminando e reduzindo o oxigênio da água, matando outras espécies da vida marinha e disseminando doenças. A notícia é do jornal The New York Times.

Redação ((o))eco ·
27 de março de 2008 · 18 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
8 de abril de 2026

Lobby da mineração avança sobre terras indígenas, aponta relatório da APIB

Documento identifica mais de 1.300 requerimentos na Amazônia e denuncia articulação política e jurídica para flexibilizar direitos territoriais

Notícias
8 de abril de 2026

Que Macaco é Esse? Aplicativo ajuda a identificar primatas de SP

A ferramenta traz fotos, sons e informações sobre as 12 espécies de primatas que podem ser encontradas nas unidades de conservação do estado de São Paulo

Salada Verde
8 de abril de 2026

UCBio recebe ativista Paul Watson para debates sobre preservação ambiental

O evento reúne referências globais para discutir a preservação da biodiversidade no mundo. As inscrições estão abertas para o encontro em Curitiba (PR)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.