Ciclistas de vários estados brasileiros decidiram pedalar rumo ao Rio de Janeiro para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Há grupos de todas as regiões do país e de outros países a caminho para participar da World Bike Ride, como está sendo chamada a mobilização na recém-lançada versão em inglês do site organizado por alguns dos participantes.
Na manhã desta segunda-feira, ciclistas que saíram da Argentina e de Florianópolis se juntaram a ciclistas de São Paulo e começaram a pedalar em direção ao Rio de Janeiro. “A ideia é não só viajar, mas, por onde passar tentar fazer parcerias com as Prefeituras, escolas e centros culturais para contribuir e ajudar a espalhar a ideia da importância de se valorizar a bicicleta como transporte”, explica João Paulo Amaral, que participa representando o coletivo Bike Anjo. “Pretendemos falar sobre mobilidade urbana e também sobre o que é a Rio+20”, completa.
Os grupos têm trocado informações e devem se encontrar até o final de semana. Além dos ciclistas do Sul que se juntaram aos de São Paulo, há notícias de gente que saiu de Alagoas e de Natal, formando um grupo do Nordeste, e de quem partiu do Centro-Oeste, passando por Minas Gerais. Até da região norte, ciclistas se organizaram para participar – há um grupo que pegou um avião em Manaus só para estar presente nas atividades da Rio+20.
No sábado, dia 17, está prevista uma ação conjunta do grupo com o pessoal do Ônibus Hacker, grupo que se define como “um laboratório sobre quatro rodas no qual hackers de toda sorte embarcam por um desejo comum: ocupar cidades brasileiras com ações políticas”. As atividades, incluindo oficinas de mecânica de bicicleta e sobre como pedalar, acontecem no Complexo do Alemão e devem começar às 10h.
Para obter mais informações sobre as atividades envolvendo ciclistas durante a Rio+20, dá para acompanhar as postagens no rioplusbike.org.
* Texto atualizado em 14 de junho, após alerta de que a Bicicletada Nacional e a World Bike Ride são eventos diferentes e não o mesmo, conforme indicado inicialmente neste espaço. Sobre a Bicicletada Nacional, vale acompanhar o twitter @BNR20.
Leia também
COP da Desertificação avança em financiamento, mas não consegue mecanismo contra secas
Reunião não teve acordo por arcabouço global e vinculante de medidas contra secas; participação de indígenas e financiamento bilionário a 80 países vulneráveis a secas foram aprovados →
Refinaria da Petrobras funciona há 40 dias sem licença para operação comercial
Inea diz que usina de processamento de gás natural (UPGN) no antigo Comperj ainda se encontra na fase de pré-operação, diferentemente do que anunciou a empresa →
Trilha que percorre os antigos caminhos dos Incas une história, conservação e arqueologia
Com 30 mil km que ligam seis países, a grande Rota dos Incas, ou Qapac Ñan, rememora um passado que ainda está presente na paisagem e cultura local →