Notícias

Catarina é furacão

Depois de mais de um ano de polêmica, cientistas brasileiros e estrangeiros bateram o martelo: o Catarina foi um furacão. Ele atingiu o estado de Santa Catarina em março de 2004 e desde então sua classificação causava discórdia entre especialistas. Ciclone extratropical e ciclone subtropical eram as outras alternativas para definir o fenômeno, que nunca tinha ocorrido na região. A conclusão foi apresentada nesta quarta-feira na sede do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP), onde foi realizado um workshop com a presença de 160 pesquisadores dos principais centros de tecnologia do país e convidados do Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) e do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica (NCAR), dos Estados Unidos. Mas a decisão não significa consenso. A palavra final só veio momentos antes da coletiva para a imprensa, no encerramento do evento. Certeza mesmo quanto ao Catarina, os cientistas têm uma: o fenômeno vai se repetir em algum momento no Atlântico Sul.

Lorenzo Aldé ·
29 de junho de 2005 · 21 anos atrás
  • Lorenzo Aldé

    Jornalista, escritor, editor e educador, atua especialmente no terceiro setor, nas áreas de educação, comunicação, arte e cultura.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
12 de março de 2026

Agro quer prioridade em norma que veda embargo a desmatamento ilegal

CNA publica lista de propostas legislativas que entidade tem interesse em ver avançar no Congresso. Várias delas compõem o Pacote da Destruição

Salada Verde
12 de março de 2026

Governo institui política para acolher animais resgatados

Nova legislação estabelece responsabilidades para governos e empreendedores no resgate e manejo de animais domésticos e silvestres em emergências ambientais

Notícias
12 de março de 2026

((o))eco relança a Campanha de Membros para sustentar jornalismo ambiental aberto e independente

Programa amplia participação de leitores e busca sustentar produção independente sem adoção de paywall

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.