Notícias

Morre Morrow Gaines Campbell II, especialista do Vitae Civilis

Gaines era especialista em mudanças climáticas e morava há mais de 30 anos no Brasil. Desde 2013 ele lutava contra um câncer no intestino.

Redação ((o))eco ·
5 de maio de 2014 · 12 anos atrás
Foto: Vitae Civilis
Foto: Vitae Civilis

Morreu na madrugada deste domingo (04) o americano Morrow Gaines Campbell II, especialista em mudanças climáticas do Vitae Civilis. Gaines não resistiu às complicações decorrentes da falência renal. Ele estava há quase um mês internado na UTI da Santa Casa de SP.  Desde 2013 ele lutava contra um câncer no intestino.

Oceanógrafo de formação, Gaines ganhou fama ao realizar pesquisa sobre a inversão térmica da corrente do golfo no Atlântico do Norte durante o inverno. Nessa época, ele era pesquisador do Departamento de Oceanografia Física do Woods Hole Oceanographic Institution e o assunto de mudanças climáticas ainda era pouco conhecido.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Americano nascido na Filadélfia, ele residia há mais de 30 anos no Brasil. Aqui, coordenou a Câmara Técnica de Área de Proteção e Recuperação de Mananciais do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira do Iguape e Litoral Sul (CBH-RB). Também atuou como facilitador das Oficinas sobre Cobrança pelo Uso da Águas nos cinco Subcomitês do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT) e foi vice-presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul por 3 mandatos.

Ministrou cursos sobre gestão de recursos hídricos, mudanças climáticas  e profissões verdes. Ativo, também colaborou com o Grupo de Trabalho sobre Clima (GT Clima/Fboms) e com a Fundação Esquel Brasil, além de atuar na Associação Nascentes de Águas Puras (Juquitiba) entre outras organizações. No Vitae Civilis, Gaines foi colaborador, conselheiro e associado. Além disso, era co-presidente da Climate Action Network (CAN), da qual era membro desde 2009.

*Com informações do Vitae Civilis.

 

 

Leia Também
Vídeo Rio+20: diagrama combina objetivos ambiental e social
Um frígido plano para a saúde do clima
Morre aos 91 anos o ambientalista Augusto Carneiro

 

 

 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
22 de março de 2026

Governo amplia áreas protegidas no Pantanal e fortalece proteção do bioma

Anúncio foi feito pelo presidente Lula em evento que precede a 15º COP das Espécies Migratórias, em Campo Grande (MS). Pantanal é o bioma com menor proporção de UCs

Reportagens
20 de março de 2026

Pesquisa revela bactéria de mamíferos em piolho de ave marinha

Achado inédito em ave migratória sugere novas rotas de circulação de patógenos entre oceanos e amplia lacunas sobre a ecologia de bactérias associadas a mamíferos

Salada Verde
20 de março de 2026

Inscrições abertas para mestrado em Desenvolvimento Sustentável na UFRRJ

As inscrições para o Mestrado Profissional estão abertas e vão até o dia 24 de abril. Serão disponibilizadas 20 vagas e as aulas serão presenciais no Rio

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.