Salada Verde

Força Tarefa Verde se reúne no Acre

Reunião anual da Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas irá discutir políticas sobre desenvolvimento de baixas emissões de carbono.

Duda Menegassi ·
6 de agosto de 2014 · 12 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Mapa dos membros da Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF).
Mapa dos membros da Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF).

A Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF), criada em 2008, fará sua reunião anual em Rio Branco, no Acre, de 11 a 14 de agosto. O GCF conta com representantes de 22 estados e províncias do Brasil, além de representantes da Espanha, dos Estados Unidos, da Indonésia, México, Nigéria e Peru. Mais de 20% das florestas tropicais do planeta estão no território dos membros deste grupo. Esse grupo tem a missão de avançar na construção de programas de desenvolvimento com baixas emissões de carbono e na redução das emissões por desmatamento e uso da terra (REDD+), entre outras iniciativas.

O GCF prevê cooperação entre os membros para incorporar o REDD+ em políticas subnacionais, nacionais e internacionais. Essa iniciativa se consolida através do compartilhamento de experiências e lições entre seus integrantes e articulação para apoiar a construção e implementação de sistemas legais.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



A escolha do Acre como sede da reunião não foi ao acaso, já que o estado tem uma longa história de proteção ambiental e sustentabilidade, com 48% do seu território legalmente protegido.

As atuais prioridades do GCF para essa reunião incluem:

  • Completar um amplo plano estratégico do GCF (GCF 2020);
  • Aumentar os esforços de treinamento e capacitação nos estados e províncias do GCF;
  • Fortalecer as importantes redes de apoio para desenvolvimento de baixas emissões nas jurisdições do GCF;
  • Apoiar o aprendizado dentro do GCF;
  • Assegurar fundos adicionais para os programas membros e para o Fundo GCF;
  • Facilitar a difusão de inovação entre os membros GCF;
  • Ajudar a construir consensos globais e políticas inovadoras sobre desenvolvimento de baixas emissões

Fábrica de Preservativos Natex 01, produto criado a partir do latéx extraído da Reserva Extrativista Chico Mendes, Xapuri. O estado do Acre investe em produção sustentável. Foto: Fernanda Melonio/WWF-Brasil
Fábrica de Preservativos Natex 01, produto criado a partir do latéx extraído da Reserva Extrativista Chico Mendes, Xapuri. O estado do Acre investe em produção sustentável. Foto: Fernanda Melonio/WWF-Brasil

Serviço

O evento irá acontecer no Maison Borges

Dias: 11 a 14 de agosto
Endereço: Rua das Acássias, 1001 – Distrito Industrial SETOR B – Rio Branco – AC.

Para mais informações, acesse a agenda do evento.

 

 

Leia Também
Acre é destaque na luta contra desmatamento da Amazônia
Por que continua a destruição das florestas tropicais?
Entenda o que é REDD

 

 

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
10 de julho de 2026

Goleiro de Cabo Verde é homenageado com nova espécie marinha

Vozinha, herói na campanha histórica do país africano na Copa do Mundo de 2026, teve seu nome dado a um recém-descoberto molusco do Caribe

Notícias
10 de julho de 2026

Campanha premiada em Cannes coloca conservação marinha brasileira em evidência

Reconhecimento em Festival de Criatividade de Cannes impulsiona debate sobre conservação marinha e reforça criação da maior área protegida do oceano brasileiro

Análises
10 de julho de 2026

Quem destrói mais – agronegócio ou El Niño?

Enquanto as oscilações do El Niño são temporárias, a destruição contínua gerada pelo agronegócio impõe um colapso hídrico e climático de longa duração

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.