Notícias

Livro apresenta as belezas da Chapada dos Veadeiros

O fotógrafo André Dib passou três anos documentando o Cerrado da Chapada dos Veadeiros e revela uma paisagem pouco conhecida dos brasileiros

Daniele Bragança ·
17 de dezembro de 2019 · 6 anos atrás
A imensidão do cerrado da Chapada dos Veadeiros. Foto: André Dib.

Há três anos, o fotógrafo André Dib sentiu a necessidade de documentar com um novo olhar a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, local onde escolheu viver. Desse esforço de 3 anos, muito tempo na mata e alguns contratempos saiu o livro “Chapada dos Veadeiros”, publicado recentemente pela editora Origem. 

O livro é um olhar sobre a Chapada dos Veadeiros. Eu quis documentar o Cerrado. Então eu fiz muita imagem dentro do parque nacional e seu entorno, de áreas que ainda não tinham sido documentados e de muita fauna. Eu documentei muita fauna da chapada, uma fauna que é mais difícil de você ver. Para mim é importante mostrar que há bichos na Chapada. Muita gente vem passear aqui, mas não tem ideia da riqueza do biológica desse ecossistema específico daqui”, disse.  

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Não foi o primeiro trabalho de Dib sobre o local que agora chama de lar. Em 2018, ele finalizou um livro sobre a vida dos Kalungas, o maior quilombo em extensão territorial do país, que fica na Chapada. Deste trabalho nasceu o livro SerTão Kalunga.

Andar pela Chapada sozinho, só com o equipamento, fez o fotógrafo conhecer regiões que quase ninguém conhece. E capturar imagens de tirar o fôlego. Veja algumas:

O logo guará, um ilustre representante da fauna do Cerrado. Foto: André Dib.

 

 

Vista de drone de tempestade no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – Morro da baleia ao fundo. Foto: Andre Dib.
Campo de Sempre Vivas, na Chapada dos Veadeiros. Foto: André Dib.
Perereca-das-folhagens (Phyllomedusa oreades), na Reserva Natural Serra do Tombador. Foto: Andre Dib.
Saltos do Rio Preto ou Salto 120 – Zona intangível do parque, aberta somente a pesquisa – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Foto: Andre Dib.

 

SERVIÇO

CHAPADA DOS VEADEIROS – ANDRÉ DIB

Editora: Origem.

Formato: 29×29 cm

162 páginas

Idioma: português/inglês

Edição de 2019

 

 

 

Leia Também 

Galeria: O olhar do fotógrafo André Dib sobre o Cerrado

Uma visão otimista para o futuro do Cerrado

Livro revela a diversidade de aves de Paraty

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
30 de novembro de 2017

Livro revela a diversidade de aves de Paraty

Obra artística e de intuito conservacionista mescla ciência e imagens para apresentar 477 espécies de aves que ocorrem na Mata Atlântica da cidade colonial

Análises
10 de setembro de 2017

Uma visão otimista para o futuro do Cerrado

Hoje, só por hoje, gostaria de lhe dizer que há motivos para comemorar, que há esperança para a conservação e recuperação do bioma, e isso é bom

Notícias
11 de setembro de 2018

Galeria: O olhar do fotógrafo André Dib sobre o Cerrado

No dia do Cerrado, 11 de setembro, ((o))eco publica dez fotos que revelam a beleza e singularidade da savana brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 2

  1. Reuber diz:

    O André é um dos fotógrafos de natureza mais talentosos que conheço! Tive o prazer de acompanhar o seu trabalho na Serra do Tombador! Fotos para encantar e para sonhar.


    1. Lucia diz:

      Como posso adquirir o Livro?