O Projeto de Lei que reduzia o Parque Nacional do Itatiaia para abrir espaço para regularização de propriedades privadas foi arquivado na Câmara dos Deputados. A proposta, da deputada federal Chris Tonietto (PL-RJ), recategorizava 1.035 hectares localizados na porção sul do parque, que passariam para a categoria Monumento Natural, que permite a presença dos imóveis particulares e tem regras mais flexíveis de uso e ocupação. A própria deputada retirou o projeto de pauta na última semana (4).
O PL 3005/2025 tinha como justificativa apaziguar “o conflito fundiário instalado desde a ampliação da unidade de conservação”, em 1982, e apontava supostas irregularidades no processo que acrescentou cerca de 16 mil hectares ao primeiro parque nacional do Brasil, criado em 1937.
Em nota, o ICMBio esclarece que “cerca de 70% dos atuais proprietários chegaram depois da ampliação do Parque em 1982, quando o Parque já tinha mais de 50 anos” e que a maioria das propriedades privadas são áreas de floresta ou imóveis que servem como segunda residência.
O alvo do PL agora arquivado era a porção sul do parque, onde estão importantes remanescentes da Mata Atlântica, além de trilhas e cachoeiras – entre elas a primeira cachoeira acessível do estado do Rio de Janeiro. Além disso, informou o ICMBio, mais da metade da área proposta para retirada e recategorização (53%) são terras públicas.
Essa é a segunda tentativa, apenas este ano, de reduzir os limites do Parque Nacional do Itatiaia, situado entre Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em julho, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) encerrou uma disputa judicial que tentava invalidar o decreto de ampliação do Itatiaia.
Leia também
Decisão judicial confirma validade da ampliação do Parque Nacional do Itatiaia
Superior Tribunal de Justiça (STJ) afirma a prevalência do interesse público em preservar o meio ambiente, mesmo sem todas as desapropriações feitas pela União →
Parque Nacional do Itatiaia inaugura primeira cachoeira acessível do RJ
Atrativo recém-inaugurado conta com trilha adaptada, corrimãos e plataforma de madeira que dá acesso direto ao poço da Cachoeira Camapuã, na parte baixa do parque →
ICMBio multa militares em R$6,5 milhões por incêndio no Itatiaia
Multa é resultado da investigação do órgão ambiental sobre causas do incêndio que atingiu o parque em junho. Veículos militares foram flagrados por câmera ao lado do início do fogo →





