A delegação oficial brasileira começou, nesta terça-feira (12), sua atuação na COP29, em Baku, no Azerbaijão, com uma comitiva liderada pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin; e a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; e a ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara, entre outros.
Um dos principais questionamentos às autoridades brasileiras foi a nova meta climática proposta pelo Brasil, menos ambiciosa do que o necessário, conforme avaliam especialistas em mudanças climáticas, mas a contento, na visão do governo. Além disso, a promessa do desmatamento zero foi repetida, sem que ficasse claro que tipo de desmatamento o governo está falando.
A repórter Cristiane Prizibisczki, correspondente de ((o))eco na COP29, conversou com exclusividade com o negociador chefe do Brasil, o embaixador André Corrêa do Lago, e participou de coletiva com a Ministra Marina Silva, para tentar encontrar respostas a tais questionamentos.
Confira todas as novidades de Baku e da COP29 no episódio número 32 do podcast Entrando no Clima.
Leia também
Entrando no Clima#31 – Mais uma COP do Clima começa em berço de petróleo
Podcast de ((o))eco começa a cobertura da COP29 diretamente de Baku, no Azerbaijão →
Nova meta de redução de emissões brasileira não tem alinhamento com o 1.5°C
Governo brasileiro anunciou sua nova NDC na noite desta sexta-feira, véspera da Conferência do Clima da ONU. Sociedade civil pedia meta mais ambiciosa →
Sentados sobre petróleo, países se reúnem no Azerbaijão para discutir crise climática
“Nós devemos investir hoje para salvar o amanhã”, diz presidente da COP29, Mukhtar Babayev, que já foi vice-presidente de petrolífera estatal no país →