Salada Verde

Desrespeito das papeleiras

O civil Movimento Nacional de Direitos Humanos acaba de lançar o Estudo e relatório de impacto em Direitos Humanos em Grandes Projetos: o caso do eucalipto. Segundo a entidade, grandes porções de Mata Atlântica foram e são derrubadas para empreendimentos industriais, em especial para extração de celulose e produção de papel. A justificativa usual é atender à grande demanda de mercado, mas os resultados quase sempre se traduzem em destruição da biodiversidade e ameaça a populações.  “As estruturas do Estado, em prol do ‘desenvolvimento’, são omissas ou cúmplices dessa lógica de uso dos recursos naturais”, declara Gilsa Barcelos, coordenadora da publicação. Mais informações aqui.

Salada Verde ·
4 de março de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
7 de abril de 2026

Mineração em alto mar mostra novos desafios na preservação da biodiversidade

Embora a lei traga segurança jurídica, o desafio técnico será minerar a quilômetros de profundidade sem destruir habitats inexplorados

Salada Verde
7 de abril de 2026

Lei que proíbe pesca em Mato Grosso não tem base científica, diz WWF-Brasil

Em nota técnica, ong afirma que estudos que sustentam criação da lei não demonstram que há sobrepesca e que principais impactos são barragens e expansão hidroviária

Análises
7 de abril de 2026

Poluição por plásticos: esforços por um tratado global e o Brasil

É necessário que, ao desenvolver o seu Mapa do Caminho com vistas à redução da dependência de combustíveis fósseis, o Brasil inclua a redução da produção de plástico

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.