Salada Verde

As 25 tartarugas mais ameaçadas

Segundo Coalizão para Conservação das Tartarugas, sem proteção, muitos quelônios serão extintos nas próximas décadas.

Redação ((o))eco ·
24 de março de 2011 · 13 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Apesar de habitarem o planeta desde a época dos dinossauros, estes animais estão sob séria ameaça de extinção devido à coleta excessiva de indivíduos para alimentação, uso medicinal ou como animais de estimação. A degradação e destruição de seus habitats contribuem ainda mais para a criticidade da situação.

Segundo Anders Rhodin, um dos autores do relatório, alguns quelônios estão entre os vertebrados mais ameaçados do mundo e metade das espécies correm risco de extinção.

A Ásia abriga 17 das 25 espécies mais ameaçadas, devido a décadas de comércio ilegal e uso insustentável. Todas as tartarugas na Ásia estão sendo impactadas de alguma forma pelo tráfico internacional de animais e produção de derivados. Só para atender à imensa demanda da China, milhares de indivíduos são importados de outros lugares da Ásia ou mesmo de outros continentes. Hoje no país praticamente não existem mais espécies nativas na natureza e a produção em cativeiro ainda é insuficiente.

Colecionadores também têm grande parcela de responsabilidade neste quadro, já que muitas vezes chegam a pagar milhares de dólares por um indivíduo no mercado negro. As leis internacionais (como a CITES) e nacionais não estão sendo efetivas para coibir estas práticas.

No topo da lista está George Solitário, o último remanescente da tartaruga gigante de Pinta (Chelonoidis abingdoni), das Ilhas Galápagos. Em seguida, com apenas três machos e uma fêmea, está uma tartaruga gigante de carapaça mole (Rafetus swinhoei). Encontrada na China e Vietnã, os indivíduos chegam a pesar 100 kg e atingem mais de um metro de comprimento. Confira acima as imagens das 25 espécies mais ameaçadas.(com informações da IUCN)

Para saber mais (em inglês)

http://www.iucn-tftsg.org/

Veja também:

Fotografia – Projeto TAMAR
A grande jornada das tartarugas
Filhotes de tartaruga na Paraíba

Leia também

Análises
19 de julho de 2024

Transespinhaço: a trilha que está nascendo na única cordilheira do Brasil

Durante 50 dias e 740 quilômetros a pé, testei os caminhos da Transespinhaço em Minas Gerais, de olho nos desafios e oportunidades para esta jovem trilha de longo curso

Notícias
19 de julho de 2024

Indústria da carne age para distrair, atrasar e inviabilizar ação climática, diz relatório

Trabalho de organização europeia analisou 22 das maiores empresas de carne e laticínios em quatro continentes

Salada Verde
19 de julho de 2024

Amazônia é mais destruída pelo consumo nacional do que pelas exportações

Consumo e economias das grandes cidades do centro-sul são o principal acelerador do desmatamento da floresta equatorial

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.