Salada Verde

Guerra da desinformação

Circo de mentiras propalado por lobos em pele de cordeiro bloqueia criação do Parque Nacional Altos da Mantiqueira. Estudos técnicos existem. 

Salada Verde ·
17 de abril de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A proposta de criação do Parque Nacional Altos da Mantiqueira (veja material técnico aqui) tem provocado reações fortes dos que desejam que a Serra da Mantiqueira continue a ser privatizada e detonada por interesses de especuladores imobiliários, grileiros e plantadores de eucaliptos, inclusive com manifestações televisivas dignas do Tea Party.

Os dois principais argumentos dos contrários ao Parque são a falta de informação sobre a região e a falta de participação da população no processo. A verdade é que não falta uma coisa nem outra.

 

Há dezenas de estudos científicos sobre a importância da região, sintetizados na proposta oficial, que inclui anexos, mapas, documentação fotográfica e o levantamento socioeconômico dos municípios incluídos na área protegida. Vale lembrar que os estudos que subsidiam a proposta do parque incluem, além de pesquisas acadêmicas, planos de gestão de bacias hidrográficas, estudos para definição de Áreas Prioritárias para Conservação do Probio (MMA), levantamentos do Projeto Biota/Fapesp,  o Atlas da Biodiversidade de Minas Gerais e estudos de áreas prioritárias para conservação feitos pela BirdLife International.

A proposta do parque inclui também um detalhado mapeamento do uso e vulnerabilidade da terra baseado em imagens de satélite de alta resolução. Um destes mapeamentos, produzido pelo Centro de Ciências do Sistema Terrestre do Inpe, mostra que 98,1% da área proposta para o parque tem algum tipo de risco físico natural para atividades humanas, e 87,75% riscos altos de deslizamentos e inundações. As imagens recentes na TV mostram o que isso significa e só esta vulnerabilidade, sem contar as fontes de água e a estabilização do clima regional, já justificariam a proteção da área.

Quanto à participação da sociedade, que alguns mentem ao dizer que não existe, a primeira consulta pública foi realizada no dia 7 de dezembro de 2009, com outras quatro feitas até o dia 10 do mesmo mês, todas com a participação de mais de 400 pessoas. Quarenta dias antes das consultas, nos dias 22 e 23 de outubro, foi feita uma apresentação da proposta aos prefeitos dos 16 municípios. Foram ainda feitas apresentações da proposta ao Conselho da APA Mantiqueira e ao Conselho do Mosaico de UCs da Serra da Mantiqueira nos meses de setembro e outubro, e uma reunião pública destinada a organizações com atuação regional em novembro de 2009, na cidade de Cruzeiro, SP, três semanas antes das consultas públicas. No total foram feitas 5 reuniões regionais para apresentar e discutir a proposta de criação do parque nacional, antes das consultas públicas.

Depois das consultas, o ICMBio esteve na região por uma semana (8-12 de fevereiro/2010) realizando reuniões com as prefeituras e comunidades. Além das duas reuniões que realizaram recentemente com o Grupo de Trabalho da Mantiqueira.

Um total de 29 instituições também apóia o ICMBio na tarefa de criar o Parque Nacional, de ongs  a agências estatais. A lista inclui o Instituto Florestal – SP, a Fundação Florestal de SP, a Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo, o Instituto Estadual de Florestas/MG, a Comissão de Montanhas da UICN, a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, a SOS Mata Atlântica, a Conservation International,  a Rede de Ongs da Mata Atlântica, o Instituto Oikos, o departamento de Botânica da Unicamp, a The Nature Conservancy, além de pesquisadores reconhecidos, autoridades científicas e pessoas com notório serviço à causa ambiental.

O que se vê é um processo totalmente diverso do que ocorreu com os parques de Itatiaia (criado em 1934) e Serra da Bocaina (1971), sempre lembrados como maus exemplos de parques nacionais “impostos” à sociedade”, o que é outra bela bobagem. Os tempos mudaram e não apenas o processo de criação é participativo e transparente, mas o nó das desapropriações e seu pagamento está sendo desatado com recursos do Fundo de Compensações Ambientais. O problema aí é menos de dinheiro e mais de pretensos proprietários não terem títulos reconhecidos, o que emperra os processos.

Apesar de extensamente divulgada e discutida, quatro meses depois da primeira audiência pública sobre a criação do parque nenhuma prefeitura, nenhuma instituição, nenhuma pessoa ou técnico fez uma avaliação formal da proposta. Ao contrário, a única coisa que se viu foram discursos inflamados, acusações sem provas e mentiras ululantes como a de que 400 mil empregos seriam afetados na região – número quase igual ao da população total dos municípios afetados, incluídos os moradores das áreas urbanas, que são a maioria, além de todas as crianças recém nascidas e todos os velhinhos.

E quando se vê quem está por trás da gritaria há uma notável participalção de quem tem condomínios, plantios de eucalipto e outras detonações que não combinam com uma Mantiqueira conservada.

A proposta de um parque nacional na Serra da Mantiqueira é arrojada. Ela tem que ser. De outra forma eucaliptais, condomínios e mineração,terminarão por descaracterizar toda a serra, com prejuízos irreversíveis à biodiversidade e aos serviços ambientais. A Serra da Mantiqueira está  sob alto risco de ser totalmente fragmentada na porção proposta para a criação do parque por iniciativas como novas estradas asfaltadas ligando Campos do Jordão a condomínios que pipocam nas regiões mais conservadas da Serra. Por sinal, alguns dos mais vocais opositores ao parque são pessoas que pleiteiam estas estradas enquanto se dizem muito preocupados com a natureza.

Sob a máscara de protetores da natureza vestida por muitos que são contra a criação do Parque Nacional Altos da Mantiqueira está a face bem conhecida dos hipócritas que privatizam benefícios enquanto socializam prejuízos. (Fábio Olmos)

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.