Salada Verde

A conta da boiada nas emissões

Análise do Banco Mundial mostra que rebanho representa 51% das emissões globais de gases-estufa oridundas de atividades humanas.

Salada Verde ·
29 de outubro de 2009 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Foto: Idaron/RO
Foto: Idaron/RO

Segundo eles, a contribuição dos rebanhos para o aquecimento global sempre foi conhecida, mas era freqüentemente subestimada. Também afirmam que substituir boiadas e assemelhados por “melhores alternativas” terá efeitos mais rápidos nas ações climáticas do que trocar combustíveis fósseis por energia renovável.

Em parte, porque arrotos e puns de ruminantes liberam gás Metano, 21 vezes mais poderoso que o Dióxido de Carbono quando o assunto é esquentar o planeta. No entanto, o tempo médio de vida do primeiro poluente na atmosfera é de oito anos, enquanto que do segundo é de pelo menos um século.

Goodland e Anhang também comentaram que o desmatamento de florestas para abertura de pastagens é outra fonte de emissões atrelada aos rebanhos que costuma ser esquecida. Matas estocam em média 200 toneladas de carbono por hectare, enquanto pastos apenas oito toneladas por hectare, disseram. Mais informações (em inglês) aqui.

Conforme os números divulgados esta semana pelo Ministério do Meio Ambiente, as emissões do rebanho brasileiro subiram 25% entre 1994 e 2007. Mato Grosso é o estado com o maior número de cabeças de gado, são 26 milhões.

Aldem Bourscheit

Leia também

Notícias
15 de janeiro de 2025

Mudanças climáticas: o denominador comum entre fogo na Califórnia e na Amazônia

Incêndios florestais que assolam Califórnia há oito dias já consumiram mais de 16 mil hectares. Clima mais seco e quente tem aumentado propagação das chamas

Reportagens
15 de janeiro de 2025

Alta mortalidade de muriquis-do-norte gera alerta sobre futuro da espécie

Com mais de 40 anos de pesquisa, análise pioneira revela aumento abrupto nas taxas de mortalidade da população de muriquis em Caratinga desde 2016

Podcast
15 de janeiro de 2025

Podcast: A luta coletiva contra a especulação imobiliária nos manguezais

No Ceará, moradores de comunidades tradicionais se organizam em coletivos para resistir à perda de identidade dos territórios

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.