Rodovias e estradas acentuam a fragmentação de ecossistemas, a perda do habitat e o isolamento de espécies como o mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia), que embora tenha melhorado o status de conservação, continua ameaçado. O caso mais concreto é BR-101, uma das rodovias mais movimentadas do Brasil. A duplicação da rodovia corta o habitat do mico-leão-dourado, e dificulta ainda mais a circulação dos animais.
Para contornar essa situação, está sendo construído o primeiro viaduto vegetado em rodovias federais para travessia de animais silvestres. O mico-leão-dourado é endêmico do interior do estado do Rio de Janeiro e o corredor vai conectar a população da reserva de Poço das Antas com diversas propriedades que pertencem a APA da Bacia Rio Sao Joao/Mico Leao dourado.
O viaduto mitigará o problema da pista que está no caminho do Mico-Leão-Dourado. A BR 101 possui, atualmente, duas pistas, dois acostamentos e um canteiro central. A obra de duplicação da BR 101, rodovia que começa na ponte Rio-Niterói e se estende até a divisa do Rio com o Espírito Santo, começou em 2011, três anos depois de ser concedida à iniciativa privada. Os órgãos ambientais condicionaram a obtenção da licença se a concessionária Autopista Fluminense instalasse passagens aéreas e subterrâneas.
As obras de instalação da passagem de fauna estão sendo feitas após 6 anos de acordos e judicialização. O viaduto é uma esperança para que a espécie, hoje isolada em pequenos fragmentos, possa enfim sair da lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção.
É o que explica o vídeo, de aproximadamente 11 minutos, da Associação Mico-Leão-Dourado, apresentado pela jornalista Cristina Serra.
Assista:
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Conheço o trabalho da associação Mico Leão Dourado, é magnifico!!!
Parabéns.
Leiam , SEIS anos de judicialização.
É uma falta de vontade incrível. Dinheiro tem, necessidade tem aos montes, e os "caras" ficam de desculpas e má vontade.
Tem que acabar com tudo mesmo. Oh lasqueira.