Em tempos de confinamento e acesso limitado às áreas naturais, tornou-se mais evidente a falta que nos faz o contato com o mundo natural. Para crianças e adolescentes, este convívio é ainda mais fundamental, apontam especialistas, para garantir um desenvolvimento saudável e equilibrado. Três novos minidocumentários, realizados a partir do filme “O Começo da Vida 2: Lá Fora”, trazem à tona estas reflexões e depoimentos de pesquisadores de diferentes países que reforçam como essa relação com a natureza desde o início da vida é essencial também para formação de cidadãos do mundo conscientes sobre a necessidade de proteger o mundo natural.
Os minidocumentários – intitulados “Crescendo com a Natureza”; “Saúde e a vida lá fora” e “Educação ao ar livre” – tratam respectivamente três temas centrais: natureza, saúde e educação. E abordam a importância do convívio das crianças com a natureza para formar futuras gerações engajadas com a conservação; o papel do contato direto com a terra e elementos naturais para melhorar a imunidade; e como o ambiente externo pode estimular os sentidos e brincadeiras, e funcionar também como um espaço educativo. Os curtas trazem reflexões de filósofos, psicólogos, professores e até mesmo nomes ilustres para a conservação da natureza no mundo, como a antropóloga e primatóloga britânica Jane Goodall.
“Os minidocumentários propõem uma reflexão sobre a importância do ar livre durante a infância e contribuem para relembrar a sociedade de que é fundamental devolver às crianças a chance de viver uma infância livre, saudável e rica em natureza, e que essa experiência também é uma forma de cuidar do bem-estar do planeta”, diz Laís Fleury, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN) e coordenadora do programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, uma das instituições patrocinadoras do projeto, junto com a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.
A produção dos minidocumentários teve origem no filme, lançado em novembro de 2020, O Começo da Vida 2: Lá Fora, disponível na Netflix. E os curtas documentais foram lançados online e estão disponíveis gratuitamente para quem quiser assistir no Canal no Youtube da Maria Farinha Filmes, produtora do filme e dos minidocumentários.
Leia também
Leia também
Sobre árvores, um neto e o tal de “Educação Ambiental”: por mais crianças na Natureza
Negligenciar a vivência ambiental das crianças desde pequenas é condenar o mundo a mais uma geração inteira de devastação e descaso →
Obra milionária ameaça sítio arqueológico e o Parna da Chapada dos Guimarães, no MT
Pesquisadores, moradores e empresários descrevem em documentário os prejuízos da intervenção no Portão do Inferno →
Soluções baseadas em nossa natureza
Não adianta fazer yoga e não se importar com o mundo que está queimando →
Nada de contato com a natureza! FIQUE EM CASA!