O Ministério do Meio Ambiente abre, a partir desta segunda-feira (07), vagas para aulas à distância em oito cursos na área socioambiental. Abertos para o público em geral, os cursos são sem tutoria. Entre os temas abordados estão água, unidades de conservação, produção e consumo sustentáveis, resíduos sólidos e educação ambiental.
Cada curso está oferecendo 2.000 vagas e os interessados têm até o dia 16 de janeiro para entrar no ambiente virtual de aprendizagem do MMA, fazer o login e se inscreverem em um ou mais cursos de sua preferência.
Os cursos oferecidos são:
1- Conflitos em Unidades de Conservação: estratégias de enfrentamento e mediação ‒ o foco do curso está na educação ambiental como instrumento de gestão e mediação de conflitos. O público alvo: sociedade em geral, com foco em formuladores e executores de políticas públicas governamentais relacionadas a UCs em âmbitos federal, estadual e municipal. A carga horária do curso é de 25 horas.
2- Educação ambiental e Água ‒ voltado para a sociedade em geral, com foco em atores do SINGREH e da sociedade em geral que atua nas interfaces e complementaridades entre as políticas de Recursos Hídricos e Meio Ambiente. Com 60 horas, o objetivo do curso é ampliar a compreensão acerca da problemática socioambiental das bacias hidrográficas brasileiras.
3- Educação Ambiental e Comunicação nas Unidades de Conservação: estratégias que fazem a diferença ‒ Com foco em mobilizar e empoderar gestores e educadores para a realização de práticas de educação ambiental e comunicação que contribuam com o fortalecimento da Gestão Ambiental de Unidades de Conservação e com a conservação da Biodiversidade. Público alvo: sociedade em geral com foco em formuladores e executores das políticas governamentais relacionadas a UCs em âmbito federal, estadual e municipal. O curso tem o total de 70 horas.
4- Educadores – Educação Ambiental na Gestão de Resíduos Sólidos ‒ Com o total de 60 horas, as aulas são voltadas para o público em geral com foco em gestores públicos e atores estratégicos da sociedade civil. O Objetivo é qualificar a gestão de resíduos sólidos promovendo a capacitação de gestores públicos e atores estratégicos da sociedade civil organizada com base na Estratégia Nacional de Educação Ambiental e Comunicação Social para a Gestão de Resíduos Sólidos (Educares).
5- Estilo de vida sustentáveis ‒ Voltado para cidadãos-consumidores, o curso com 30 horas visa incentivar a reflexão, discussão e ação interativas com informações e conceitos sobre mudança em favor de estilos de vida sustentáveis.
6- Fundamentos e Práticas de Educação Ambiental para Espaços Educadores ‒ Com o total de 60 horas, o curso voltado para a sociedade em geral, com foco em coordenadores de espaços educadores, visa oferecer subsídios e instrumentos para a atuação dos educadores ambientais de forma a contribuir com o fortalecimento dos espaços educadores no processo de implementação das políticas públicas de Educação Ambiental no país.
7- Guia para a Produção de Conteúdos EAD ‒ Todo profissional que deseja aprender ou aprimorar técnicas de produção de conteúdo para EAD poderão se inscrever nesse curso com 20 horas, que visa desenvolver conhecimento, habilidades e atitudes que possibilitem aos profissionais por ele formados, utilizarem de maneira teórica e prática um guia para a produção de conteúdo para a Educação a Distância (EAD), contribuindo para o fomento da educação ambiental.
8- Produção e Consumo Sustentável ‒ Com o objetivo de sensibilizar e divulgar informações pertinentes à área ambiental, oportunizando conhecimentos em produção e consumo sustentáveis, desenvolvendo ações e acompanhamento do sistema de gestão ambiental e economia verde, o curso com 40 horas é voltado para cidadãos, empreendedores, estudantes e trabalhadores.
*Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério do Meio Ambiente
Saiba Mais
Inscrições para os cursos a Distância (MMA)
Leia Também
Ministério abre inscrições para cursos a distância na área socioambiental
ICMBio contrata profissionais para elaboração de curso a distância
Leia também
ICMBio contrata profissionais para elaboração de curso a distância
Prazo para envio de currículo vai até o dia 19 de janeiro. Os técnicos selecionados irão trabalhar na produção de conteúdo do curso →
Governo oferece cursos a distância na área socioambiental
São nove cursos com temas diversos na área de meio ambiente com 2 mil vagas cada. As inscrições vão até o dia 20 deste mês →
Ministério abre inscrições para cursos a distância na área socioambiental
São 10 cursos gratuitos nas áreas de agricultura familiar, água, mudança do clima, unidades de conservação, consumo sustentável. Inscrições vão até o dia 10 de março →