Nova espécie de begônia é encontrada em Ilha Grande, no litoral fluminense

Com poucas populações, restritas às florestas mais bem preservadas da ilha, a begônia pode estar vulnerável à extinção, alertam os pesquisadores

8 de julho de 2024

Uma nova espécie de begônia – planta famosa por suas flores – foi descoberta por pesquisadores em Ilha Grande, parte do município de Angra dos Reis, no litoral sul do estado do Rio de Janeiro. A planta pode ser encontrada apenas na pequena parte mais bem preservada da ilha, dentro do Parque Estadual de Ilha Grande. A distribuição restrita e a população pequena acendem o alerta dos botânicos sobre a vulnerabilidade da espécie.

A recém-descrita begônia (Begonia isadorae) cresce em locais sombreados e úmidos dentro da floresta, sobre rochas cobertas por uma camada espessa de musgo nos domínios da Mata Atlântica – bioma presente na ilha – em altitudes de 136 a 610 metros.

Com até 15 centímetros, a begônia-de-ilha-grande possui uma floração que pode ser vista entre novembro e março. Nesta época, a planta destaca-se na paisagem com um miolo amarelo vibrante e flores brancas, caprichosamente pontilhadas de vermelho na parte de trás das pétalas.

A planta chamou a atenção da  professora e pesquisadora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Eliane Jacques, enquanto ela realizava pesquisas de campo em Ilha Grande. A professora é uma das quatro autoras do artigo, publicado no periódico especializado em botânica Phytotaxa, com a descrição da nova espécie.

A begônia-de-ilha-grande pode ser encontrada numa área de menos de 20 km². Devido à distribuição restrita dentro de uma ilha, com populações pequenas com um total de menos de 50 indivíduos maduros, os pesquisadores alertam para a vulnerabilidade da espécie, que poderia rapidamente ficar à beira da extinção, diante de ameaças como incêndios florestais, espécies invasoras e declínio na qualidade do habitat. A expansão das atividades ligadas ao turismo e das usinas nucleares próximas são citadas pelos botânicos como outras possíveis ameaças à begônia.

Por isso, os pesquisadores sugerem que a espécie seja classificada como Vulnerável ao risco de extinção.

A descoberta reforça a riqueza florística da Mata Atlântica. Das 222 espécies de begônias conhecidas no Brasil, 196 – com o acréscimo da novata – estão dentro do bioma que ocupa a costa do país. E dessas, seis são exclusivas de ilhas.