Salada Verde

Nova regra pode tirar do “apagão” 2 mil áreas protegidas no Brasil

Resolução em trâmite no Conama permitirá enquadrar mais UCs, ampliando acesso a compensações ambientais e ao ICMS Ecológico

Aldem Bourscheit ·
2 de dezembro de 2025
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Mais de 2.150 áreas protegidas no Brasil não aparecem no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC) por falta de dados sobre sua gestão e situação ou por terem nomes diferentes dos usados na lei federal. Mesmo assim, muitas têm objetivos e regras parecidos com os das categorias oficiais.

Essa situação pode mudar se for aprovada uma resolução em trâmite no Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), abrindo alas para que órgãos ambientais reconheçam a equivalência entre essas áreas e as doze variedades descritas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

Elaborada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), a medida enfrenta a subnotificação de áreas protegidas, que afetaria políticas de conservação, de fiscalização e as informações do Brasil para acordos e bases internacionais.

A iniciativa também pode ter reflexos práticos e financeiros, já que o Cadastro é um pré-requisito para que as unidades de conservação recebam compensações ambientais, financiamentos e, em vários estados, gerem o ICMS Ecológico. 

A proposta já recebeu manifestações favoráveis do Ibama, do ICMBio e da Advocacia-Geral da União.

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Selvagem, Ciência, Agron...

Leia também

Notícias
17 de novembro de 2025

Governo e ongs garantem US$ 120 mi para UCs com povos tradicionais na Amazônia

Nova fase de programa lançado há 23 anos atuará no fortalecimento de 60 áreas protegidas, federais e estaduais

Notícias
12 de novembro de 2025

Conservação pode se tornar fonte de renda contínua com arranjo de estados amazônicos

Governos querem pagamentos para créditos gerados com aumento de populações de espécies nativas e conectividade

Notícias
7 de novembro de 2025

Após Lula prometer ampliar a proteção marinha, ONGs pedem criação de Parna do Albardão

Aliança SOS Oceano pressiona governo a transformar meta de 30% em proteção efetiva e exige criação urgente de Unidade de Conservação no Mosaico do Albardão (RS)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.