A ONG Fundação Amazônia Sustentável (FAS) lançou, em parceria com a Secretaria de Educação do Amazonas (SEDUC-AM), o “Caderno de Boas Práticas Pedagógicas de Leitura: Educação para Sustentabilidade”, guia voltado para o desenvolvimento de crianças e adolescentes do interior da Amazônia. A publicação reúne brincadeiras com foco na sustentabilidade, e foi criada por profissionais de escolas ribeirinhas do Amazonas, exatamente o seu público-alvo. Ela será distribuída em escolas localizadas em Unidades de Conservação no estado do Amazonas, e também pode ser acessada pelo site da FAS.
Por meio de atividades “que ao longo do tempo vêm sendo esquecidas, com características de articulação, interação, trabalho em grupos, criatividade e desenvolvimento cultural de forma lúdica”, como diz uma das primeiras páginas do guia, os professores e demais profissionais poderão ter mais ferramentas para um ensino multidisciplinar voltado à realidade local. O caderno é resultado do projeto “Formação e Educação de Populações Ribeirinhas no Amazonas: melhoria do ensino complementar e relevante aos estudantes ribeirinhos do Ensino Médio e Ensino Fundamental”, parceria da FAS com a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-AM).
“Com a publicação, esperamos que essas pessoas possam reconhecer os desafios, potenciais soluções e, sobretudo, oportunidades de desenvolver ações concretas a partir de brincadeiras com cunho didático e de suas realidades locais, em prol do desenvolvimento do ato de ler e escrever de forma leve e instigante”, afirma Silvana Souza, supervisora pedagógica do projeto. O guia propõe “sensibilizar” os jovens “sobre a importância do cuidado com a floresta, estimulando estudantes a se reconhecerem como sujeitos do campo e parte integrantes da floresta”, como diz outro trecho.
Leia também
Minidocumentários destacam importância do contato das crianças com a natureza
Os curtas, disponíveis online, trazem reflexões sobre os benefícios do convívio com a natureza desde o começo da vida para o desenvolvimento das crianças →
O sonho de plantar florestas
Projeto formigas-de-embaúba envolve professores e alunos da rede pública no plantio de miniflorestas e no despertar para a importância das áreas verdes →
Projeto “Trilhas de Criança” reúne famílias para dia na natureza em Santa Catarina
Atividade ocorre uma vez por mês em Florianópolis, com inscrição gratuita. Evento busca possibilitar experiências afetivas no meio ambiente →
Excelente atitude, como Aconselhamento sugiro levar melhorias para as Escolas destas localidades devido as precariedades destas. Daí o aproveitamento e auto estima das crianças serão muito positivos e isto trará enormes benefícios e resultados aos Planejadores da Ação e a Amazônia…