Salada Verde

ONG lança guia voltado à educação de crianças do interior da Amazônia

Publicação, distribuída em parceria com secretaria de Educação do Amazonas, apresenta brincadeiras com foco na sustentabilidade que auxiliam no desenvolvimento dos jovens

Gabriel Tussini ·
4 de julho de 2023 · 1 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A ONG Fundação Amazônia Sustentável (FAS) lançou, em parceria com a Secretaria de Educação do Amazonas (SEDUC-AM), o “Caderno de Boas Práticas Pedagógicas de Leitura: Educação para Sustentabilidade”, guia voltado para o desenvolvimento de crianças e adolescentes do interior da Amazônia. A publicação reúne brincadeiras com foco na sustentabilidade, e foi criada por profissionais de escolas ribeirinhas do Amazonas, exatamente o seu público-alvo. Ela será distribuída em escolas localizadas em Unidades de Conservação no estado do Amazonas, e também pode ser acessada pelo site da FAS.

Por meio de atividades “que ao longo do tempo vêm sendo esquecidas, com características de articulação, interação, trabalho em grupos, criatividade e desenvolvimento cultural de forma lúdica”, como diz uma das primeiras páginas do guia, os professores e demais profissionais poderão ter mais ferramentas para um ensino multidisciplinar voltado à realidade local. O caderno é resultado do projeto “Formação e Educação de Populações Ribeirinhas no Amazonas: melhoria do ensino complementar e relevante aos estudantes ribeirinhos do Ensino Médio e Ensino Fundamental”, parceria da FAS com a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-AM).

“Com a publicação, esperamos que essas pessoas possam reconhecer os desafios, potenciais soluções e, sobretudo, oportunidades de desenvolver ações concretas a partir de brincadeiras com cunho didático e de suas realidades locais, em prol do desenvolvimento do ato de ler e escrever de forma leve e instigante”, afirma Silvana Souza, supervisora pedagógica do projeto. O guia propõe “sensibilizar” os jovens “sobre a importância do cuidado com a floresta, estimulando estudantes a se reconhecerem como sujeitos do campo e parte integrantes da floresta”, como diz outro trecho.

  • Gabriel Tussini

    Estudante de jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), redator em ((o))eco e interessado em meio ambiente, política e no que não está nos holofotes ao redor do mundo.

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Comentários 1

  1. Renato Sanchez diz:

    Excelente atitude, como Aconselhamento sugiro levar melhorias para as Escolas destas localidades devido as precariedades destas. Daí o aproveitamento e auto estima das crianças serão muito positivos e isto trará enormes benefícios e resultados aos Planejadores da Ação e a Amazônia…