Notícias

Ensaio fotográfico de bicicletas na Europa

Imagens de cidades que têm estimulado o uso de bicicleta como transporte em redes compartilhadas mais eficientes do que as das metrópoles brasileiras.

Redação ((o))eco ·
16 de agosto de 2011 · 13 anos atrás

As fotos deste ensaio são da Kátia Mello, amiga querida e fotógrafa que tem um olhar sensível para bicicletas e uma paixão pela sua LC-A RL, um modelo da clássica Lomo com lentes russas (RL de “russian lens”). Todas as fotos abaixo foram feitas com esta máquina. Mais do trabalho da Kátia, com imagens de tirar o fôlego sobre outros temas também podem ser acessados no Flickr dela.

Nas principais cidades da Europa, em meio às discussões sobre aquecimento global, poluição e na busca por modos de vida mais sustentáveis e socialmente justos, as bicicletas já conquistaram amplo espaço e são respeitadas como meio de transporte. Consideradas alternativa barata, saudável e ecológica, elas foram abraçadas por boa parte da população. Se no Brasil ainda é bonito e bacana ter carros enormes e velozes, em boa parte dos países desenvolvidos adquirir um veículo pesado com alto consumo de combustível não só é um mau negócio como também tende a ser visto como uma escolha egoísta, sem sentido e até cafona.

Os ciclistas recebem apoio do poder público, com a construção de redes cicloviárias e o estímulo à cultura de compartilhamento. A diminuição do limite de velocidade nas ruas e a priorização radical do respeito ao pedestre estão entre as medidas que facilitam a vida de quem pedala. Redes amplas, eficientes e baratas de transporte público tornam ainda mais sentido a opção de manter e se deslocar em um carro. As cidades são formatadas para pedestres e ciclistas, para pessoas. O cuidado com a vida é regra, não exceção no trânsito das principais capitais do Velho Mundo. 

É comum não só ver centenas delas amarradas ao lado de cada estação de transporte coletivo, em uma prova de como pode ser eficiente o planejamento de transportes envolvendo diferentes modais, como também espalhadas em postes e calçadas.

Elas enfeitam as ruas e chamam a atenção de quem passa.

 

Leia também

Salada Verde
26 de novembro de 2024

Filme posiciona os animais como vítimas invisíveis da crise climática

Produção ressalta que conservar a natureza é o melhor caminho para amenizar novas tragédias causadas por eventos extremos

Salada Verde
26 de novembro de 2024

Brasil ganha marco pioneiro sobre translocação de animais voltada para conservação

Publicação da Rede Brasileira de Translocações para Conservação (RBTC) traz diretrizes e guia prático para desenvolver ações de manejo de fauna no país

Reportagens
26 de novembro de 2024

A última rodada de negociações do Tratado de Plásticos começou. E o que isso tem a ver com a Amazônia?

Reunidos na Coreia do Sul, 175 países precisam decidir o que será feito para combater a poluição plástica no planeta, enquanto os impactos já são sentidos na saúde humana, animal e ambiental

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.