Salada Verde

A aposta do Google em energia limpa

O Google acha que a alternativa para salvar o planeta do aquecimento global está nas profundezas da Terra. O calor produzido embaixo da superfície é ilimitado e não emite gases de efeito estufa.

Salada Verde ·
20 de agosto de 2008 · 18 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Em palestra feita ontem no Seminário sobre Energia Limpa, em Las Vegas, Dan Reicher, da Google.org – a Ong dos controladores do Google que financia projetos sociais e ambientais ao redor do mundo – defendeu que a principal alternativa para a produção de energia limpa em larga escala não está nas turbinas de vento, placas solares ou hidrelétricas. O futuro, segundo Reicher, está na energia geotérmica, uma fonte ilimitada e neutra em carbono. A tecnologia, que já é usada em baixa escala, consiste em capturar o calor produzido nas profundezas do planeta para gerar energia elétrica. Nesse vídeo  , em inglês, algumas das principais sumidades no assunto, entre eles Steven Chu, ganhador do Nobel, explicam como se faz essa ‘mágica’. O Google já investiu mais de 10 milhões de dólares em pesquisas sobre a energia geotérmica.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
24 de julho de 2026

Caminhoneiros autônomos reclamam de dificuldade na aquisição de veículos menos poluentes

Relatos mostram que em três anos de vigência do Proconve P8, Brasil não avançou para transição energética justa no transporte rodoviário de carga

Notícias
24 de julho de 2026

Novo centro no RJ vira marco para restauração da Mata Atlântica

O centro será um espaço de pesquisa, capacitação e um amplificador de boas práticas na recuperação do bioma, promovido pela Associação Mico-Leão-Dourado

Análises
24 de julho de 2026

Enchentes podem espalhar poluentes da mineração de carvão no Rio Grande do Sul

Metais tóxicos e outros contaminantes associados à extração de carvão podem ser transportados por chuvas intensas e enchentes, alcançando áreas distantes das minas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 1

  1. Conserto de Geladeira diz:

    Já vinha sendo divulgado há tanto tempo, e ainda hoje isso não virou realidade.