A agenda das trilhas no Rio Grande do Sul ganhou força na última sexta-feira (18), com a criação de um programa estadual que deverá propor, acompanhar, desenvolver e incentivar a criação de trilhas de longo curso no estado, assim como fortalecer as existentes. A iniciativa tem como objetivo promover a conectividade entre as áreas naturais, em especial as unidades de conservação, assim como o turismo de natureza e o esporte.
Um dos principais instrumentos para isso, também previsto no decreto de criação do programa (nº 57.842/2024), é a formação da Rede Gaúcha de Trilhas de Longo Curso, que deverá contar com a participação ativa da sociedade, com o estabelecimento também de um conselho consultivo do programa.
O novo decreto também prevê a destinação de recursos orçamentários da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) e da Secretaria de Turismo (SETUR) para implementação do Programa Estadual de Trilhas de Longo Curso e seus respectivos projetos. Caberá ainda às duas secretarias designar os nomes responsáveis pela coordenação do programa.
Atualmente, existem quinze trilhas de longo curso no estado reconhecidas pela Rede Brasileira de Trilhas, em diferentes estágios de implementação: Trilha Cassino Barra do Chuí, Trilha dos Santos Mártires das Missões, Caminho da Geodiversidade Gaúcha, Caminhos de Caravaggio, Caminho das Missões Jesuítico-Guarani, Caminho das Araucárias, Caminho do Corredor Ecológico da Quarta Colônia, Caminho APA do Banhado Grande, Caminho do Pampa, Caminho do Norte Gaúcho, Circuito Cascatas e Montanhas, Caminho Serras e Vales, Caminho dos Morros de Porto Alegre, Travessia Transmontana e Caminho da Laguna dos Patos.
Leia também
Inscrições abertas para 3º Congresso Brasileiro de Trilhas
Evento é gratuito e será realizado na capital paulista entre os dias 14 e 17 de novembro no Parque Ibirapuera →
Transespinhaço: a trilha que está nascendo na única cordilheira do Brasil
Durante 50 dias e 740 quilômetros a pé, testei os caminhos da Transespinhaço em Minas Gerais, de olho nos desafios e oportunidades para esta jovem trilha de longo curso →
Do Chuí ao Oiapoque na maior trilha do Brasil
Com mais de 2.500 quilômetros já percorridos, o francês Johann Grondin realiza sua maior aventura, literalmente, ir a pé de um extremo ao outro do Brasil →