A Academia Brasileira de Ciências (ABC) organiza, nos dias 24 e 25 de junho, o Fórum de Academias de Ciências dos BRICS. O evento será realizado no Palácio da Cidade, no Rio de Janeiro, e reunirá representantes de países do bloco para discutir temas estratégicos em ciência, tecnologia e inovação. A expectativa é aprovar uma declaração conjunta que será levada aos chefes de Estado, que será encaminhada à Cúpula dos BRICS, marcada para o início de julho.
O encontro acontece durante a presidência rotativa do Brasil no grupo e contará com a presença de autoridades como o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luis Fernandes, e a presidente da Capes, Denise Pires. Também estão previstas falas do climatologista Carlos Nobre e dos professores Jorge Almeida Guimarães e Odir Dellagostin.
“Em um cenário global marcado por instabilidade crescente, com crises sucessivas que alimentam conflitos e agravam a ordem geopolítica, as Academias de Ciências do BRICS assumem o desafio de indicar caminhos alternativos para enfrentar os obstáculos comuns ao desenvolvimento. Nosso compromisso é contribuir, de forma articulada, com propostas fundamentadas no conhecimento, na solidariedade e na valorização da diversidade cultural, biológica e social – elementos essenciais para enfrentar as desigualdades persistentes e as emergências ambientais que incidem de forma desproporcional sobre os países do Sul Global”, afirma Helena Nader, presidente da ABC.
A programação inclui debates sobre biodiversidade, emergência climática, inclusão digital e o papel das academias como conselheiras científicas. O Fórum é patrocinado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Superficial (BNDES) e tem apoio da Capes.
O evento é gratuito e aberto ao público. Veja a programação na íntegra.
Serviço
Evento: Fórum de Academia de Ciências dos BRICS
Data: 24 e 25 de junho
Horário: a partir das 8h30
Local: Palácio da Cidade (R. São Clemente, 260 – Botafogo, RJ)
Leia também
Governo suspende licitação de dragagem no Tapajós após mobilizações indígenas em Santarém
Após protestos em Santarém, governo suspende pregão de dragagem e promete consulta a povos indígenas do Tapajós →
Fotógrafo brasileiro vence prêmio internacional com ensaio sobre água e identidade
João Alberes, de 23 anos, conquista espaço no ambiente da fotografia documental, e projeta o agreste pernambucano como território de produção artística contemporânea →
Pela 1ª vez, ICMBio flagra onça pintada caçando em unidade do Acre
Registro foi feito às margens do Rio Acre, em uma das áreas mais protegidas da Amazônia. Onça tentava predar um porco-do-mato perto da base do Instituto →




