A Academia Brasileira de Ciências (ABC) organiza, nos dias 24 e 25 de junho, o Fórum de Academias de Ciências dos BRICS. O evento será realizado no Palácio da Cidade, no Rio de Janeiro, e reunirá representantes de países do bloco para discutir temas estratégicos em ciência, tecnologia e inovação. A expectativa é aprovar uma declaração conjunta que será levada aos chefes de Estado, que será encaminhada à Cúpula dos BRICS, marcada para o início de julho.
O encontro acontece durante a presidência rotativa do Brasil no grupo e contará com a presença de autoridades como o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luis Fernandes, e a presidente da Capes, Denise Pires. Também estão previstas falas do climatologista Carlos Nobre e dos professores Jorge Almeida Guimarães e Odir Dellagostin.
“Em um cenário global marcado por instabilidade crescente, com crises sucessivas que alimentam conflitos e agravam a ordem geopolítica, as Academias de Ciências do BRICS assumem o desafio de indicar caminhos alternativos para enfrentar os obstáculos comuns ao desenvolvimento. Nosso compromisso é contribuir, de forma articulada, com propostas fundamentadas no conhecimento, na solidariedade e na valorização da diversidade cultural, biológica e social – elementos essenciais para enfrentar as desigualdades persistentes e as emergências ambientais que incidem de forma desproporcional sobre os países do Sul Global”, afirma Helena Nader, presidente da ABC.
A programação inclui debates sobre biodiversidade, emergência climática, inclusão digital e o papel das academias como conselheiras científicas. O Fórum é patrocinado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Superficial (BNDES) e tem apoio da Capes.
O evento é gratuito e aberto ao público. Veja a programação na íntegra.
Serviço
Evento: Fórum de Academia de Ciências dos BRICS
Data: 24 e 25 de junho
Horário: a partir das 8h30
Local: Palácio da Cidade (R. São Clemente, 260 – Botafogo, RJ)
Leia também

Em semana de leilão de petróleo, Brasil fala à comunidade internacional sobre transição energética
Presidência da COP30 divulga quarta carta à comunidade internacional, detalhando sua visão para a Agenda de Ação →

Jardim Botânico do Rio de Janeiro recebe novos servidores públicos
Os vinte aprovados no último concurso foram nomeados pelo MGI. Autarquia ligada ao MMA, o JBRJ coordena a avaliação de risco de extinção da flora nacional →

Artistas e influenciadores assinam manifesto em defesa do meio ambiente e das demarcações das Terras Indígenas
Evento no RJ teve a participação das ministras Marina Silva, Sonia Guajajara, da deputada federal Célia Xakriabá e de diversas personalidades da cultura brasileira →