Salada Verde

Parna dos Veadeiros está fechado

Parque nacional é fechado ao público porque está sem contrato com empresas de serviços terceirizados. Unidade é prioritária para investimentos do governo.

Salada Verde ·
5 de maio de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Figurando na lista oficial dos parques nacionais prioritários para receber investimentos, o Parque Nacional da chapada dos Veadeiros (GO), a 250 quilômetros de Brasília, está fechado à visitação pública. O motivo é a falta de contrato para serviços terceirizados de limpeza, segurança e afins. O Parque Nacional de Brasília enfrentou problema semelhante em 2008, passando oito meses com entradas gratuitas.

Conforme Júlio Gonchorosky, coordenador de Visitação e Serviços Ambientais do Instituto Chico Mendes (ICMBio), o problema ocorre naquela e em outras unidades de conservação devido à renovação de antigos contratos. Novos acordos são encaminhados agora via ICMBio, após a divisão do Ibama. “Houve descompasso”, disse.

A previsão do governo é de que um contrato emergencial seja fechado até o dia 18, possibilitando em seguida a reabertura dos portões de Veadeiros.

A unidade de conservação também aguarda a aprovação de seu plano de manejo, que segue dormitando em escaninhos do Instituto Chico Mendes. De acordo com Gonchorosky, entre várias medidas, o plano livrará as trilhas mais tradicionais de Veadeiros da obrigatoriedade de guias, cujos serviços serão necessários apenas em novos trajetos dentro daquela unidade de conservação.

Saiba mais:
Embrulho energético em Veadeiros
Veadeiros ainda sem plano
Ecoturismo para defender o Cerrado

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.