Salada Verde

Parna dos Veadeiros está fechado

Parque nacional é fechado ao público porque está sem contrato com empresas de serviços terceirizados. Unidade é prioritária para investimentos do governo.

Salada Verde ·
5 de maio de 2009 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Figurando na lista oficial dos parques nacionais prioritários para receber investimentos, o Parque Nacional da chapada dos Veadeiros (GO), a 250 quilômetros de Brasília, está fechado à visitação pública. O motivo é a falta de contrato para serviços terceirizados de limpeza, segurança e afins. O Parque Nacional de Brasília enfrentou problema semelhante em 2008, passando oito meses com entradas gratuitas.

Conforme Júlio Gonchorosky, coordenador de Visitação e Serviços Ambientais do Instituto Chico Mendes (ICMBio), o problema ocorre naquela e em outras unidades de conservação devido à renovação de antigos contratos. Novos acordos são encaminhados agora via ICMBio, após a divisão do Ibama. “Houve descompasso”, disse.

A previsão do governo é de que um contrato emergencial seja fechado até o dia 18, possibilitando em seguida a reabertura dos portões de Veadeiros.

A unidade de conservação também aguarda a aprovação de seu plano de manejo, que segue dormitando em escaninhos do Instituto Chico Mendes. De acordo com Gonchorosky, entre várias medidas, o plano livrará as trilhas mais tradicionais de Veadeiros da obrigatoriedade de guias, cujos serviços serão necessários apenas em novos trajetos dentro daquela unidade de conservação.

Saiba mais:
Embrulho energético em Veadeiros
Veadeiros ainda sem plano
Ecoturismo para defender o Cerrado

Leia também

Podcast
5 de setembro de 2024

Entrando no Clima #24 – Eleições e a pauta ambiental

((o))eco entrevista Rodrigo Corradi, do ICLEI, sobre a importância das políticas municipais na proteção ambiental. Custos de participação na COP29 podem ser entrave para sul global

Análises
5 de setembro de 2024

Stephan Harding e seu legado mais que planetário

Harding nos deixou essa semana, mas não sem antes cumprir seu legado de tocar o coração de milhares de alunos de todas as partes do mundo com sua forma de ensinar sobre a vida de nosso planeta

Análises
5 de setembro de 2024

Capacitação insere açaí do Marajó em novos mercados da bioeconomia

São mudanças simples, mas com impactos enormes, pois permitem que as famílias que vivem da cultura do açaí melhorem sua renda ao mesmo tempo em que cuidam da floresta

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.