Salada Verde

Violência contra ambientalista em SC

José Truda Palazzo Júnior, um dos fundadores do Projeto Baleia Franca, afirma ter sido agredido, junto com sua família, no município de Imbituba. Motivos da violência teriam base política.

Salada Verde ·
29 de julho de 2009 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O ambientalista José Truda Palazzo Júnior enviou e-mail para extensa lista de contatos com o intuito de explicar o seu desligamento do Projeto Baleia Franca, em Imbituba (SC). No texto, diz que seu apartamento foi invadido na noite de sábado por Helder Canadas, “parte do bando que está tomando de assalto o projeto Baleia Franca e pretende expulsar-me da instituição que dirigi até hoje, sem qualquer indenização ou direitos”. Conforme ele, Canadas é responsável por agredi-lo violentamente, bem como sua esposa e filhas menores.

Truda afirma que apenas a intervenção da Polícia Militar evitou o pior. A irmã Maria Claudete, do Hospital São Camilo, assegurou que o ambientalista foi atendido no domingo. “Em nossos registros consta que ele deu entrada na emergência, foi medicado e depois liberado”, informou.

Segundo ele, Canadas e aliados querem há meses tirá-lo do projeto. Os motivos seriam suas recusas “a fazer ‘composição política’ para resolver o processo absurdo que nos move um procurador local, por motivos políticos; depois, por recusar-me a ficar ‘quietinho’ (ou seja, calar-me ante as bandalheiras ambientais dos (des)governos catarinense e nacional) para ver se retomavam o patrocínio da Petrobras; e finalmente, por me recusar a abandonar Santa Catarina de vez para que o Projeto pudesse ser ‘vendido’ a patrocinadores que preferem uma ONG ‘mansinha e quietinha’”.

O capitão Evaldo Hoffmann, comandante do Batalhão da Polícia Militar em Imbituba, disse a O Eco que a Polícia Militar foi acionada por Helder Canadas. “Ele se identificou como o novo presidente do Baleia Franca. O que acontece é que a nova diretoria bloqueou o acesso ao apartamento de José Truda, que fica no interior da sede do projeto. Por isso, houve agressões mútuas e os dois foram encaminhados à delegacia para prestar depoimento”, afirma. De acordo com Hoffmann, pelo que consta até agora não houve violência contra membros da família de Truda. Mas, caso haja, o delegado irá determinar o exame de corpo-delito.

Truda fundou o Projeto Baleia Franca há 27 anos, em parceria com o Vice-Almirante Ibsen Gusmão Câmara.

Leia também

Reportagens
10 de maio de 2024

Assombrado pelo fogo, futuro do Pantanal exige mobilização global

Proteção maior viria com o bioma incluído em acordo europeu sobre compras livres de desmate, até agora focado em florestas

Reportagens
10 de maio de 2024

Insegurança alimentar afeta moradores da região impactada pela hidrelétrica de Belo Monte

Estudo realizado em 500 domicílios do município de Altamira, no Pará, revela que 61% deles sofrem com o problema

Reportagens
9 de maio de 2024

‘Não conseguimos parar a chuva, mas podemos nos preparar para evitar a catástrofe’, diz pesquisador

Giovanni Dolif, meteorologista do Cemaden, explica por que as chuvas no Rio Grande do Sul foram tão acima da média e o que podemos esperar para o futuro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.