Notícias

Ação contra fim de Bom Futuro

Ministério Público Federal e do estado de Rondônia entram com ação na justiça para evitar o desmembramento da Floresta Nacional do Bom Futuro. Acordo de Ivo Cassol e Carlos Minc é ilegal.

Redação ((o))eco ·
19 de agosto de 2009 · 17 anos atrás

Uma ação civil pública ambiental foi encaminhada pelos Ministérios Públicos Federal e do estado de Rondônia para que a justiça suspenda o acordo que desmembra a Floresta Nacional do Bom Futuro. Realizado entre Brasília e o governo de Rondônia, o contrato assinado no último dia 2 de junho prevê que a unidade de conservação de proteção integral seja desmembrada em uma Área de Proteção Ambiental, uma floresta estadual e outra unidade de proteção federal de 132 mil hectares. Em contrapartida, o estado transfere para a União um terreno de 180 mil hectares a ser defendido em sua totalidade.

 

Segundo o MP, o acordo só existe porque o governo federal queria agilizar as obras da hidrelétrica de Jirau e conseguir o licenciamento de Rondônia para a inundação de 600 hectares da Floresta Estadual Rio Vermelho A, fato que ocorreu após a aprovação do Estudo de Impacto Ambiental – uma vez que a localização da barragem foi desviada. Mas, ainda de acordo com os procuradores, a troca acertada se baseia em argumentos políticos, e não técnicos, e a natureza sairia prejudicada. Neste mês, o Exército deu sinais de retirada da Floresta Nacional após três meses de ação mal sucedida, já que Minc decidiu tirar os gados lá de dentro, e não as pessoas que cometem crimes ambientais há mais de uma década.
 

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

English
30 de março de 2026

Sociobiodiversity as a stronghold that keeps the Cerrado standing

A network of cooperatives brings together different biomes to take small-scale rural products to big markets in Brazil and abroad

Reportagens
30 de março de 2026

O que fica quando o rio baixa demais?

Moradores de Silves, no Amazonas, tentam se adaptar às frequências cada vez menores entre as secas. Como uma cidade ilhada sobrevive quando o clima acaba com seu principal meio de locomoção?

Notícias
30 de março de 2026

Brasil tem 1.594 municípios em situação de vulnerabilidade climática e fiscal

Levantamento feito pelo Observatório do Clima cruzou dados da plataforma AdaptaBrasil e do Tesouro Nacional

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.