Salada Verde

Ruído prejudica fauna

Estudo publicado na revista Trends in Ecology and Evolution mostra que a barulheira de veículos, indústrias e outras atividades humanas afetam vida e reprodução de várias espécies.

Salada Verde ·
20 de outubro de 2009 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Um estudo publicado na revista Trends in Ecology and Evolution revisou os impactos sobre a fauna causados por ruídos originários de rodovias, áreas industriais e outras coisas que humanos constroem. Um grande número de espécies evita áreas com poluição sonora crônica, como os arredores de rodovias, e a reprodução de espécies que dependem de comunicação sonora, de anfíbios a aves, é prejudicada. Estes impactos estão sendo observados até mesmo em áreas protegidas.

Falando nisso, o ruído causado pelos vôos de helicóptero no Parque Nacional do Iguaçu são de tirar do sério qualquer um que queira aproveitar a natureza sem se sentir na marginal do Tietê. Também vale lembrar que é costume no Brasil usar estradas como limites para unidades de conservação e da “solução” aventada por Carlos Minc para proteger espécies na Floresta Nacional Mário Xavier, em Seropédica (RJ). Para o “especialista”, basta plantar umas chapas de ferro que ficará tudo bem para animais ameaçados que vivem naquela “área protegida”.

Saiba mais:
Solução à queima roupa
Grades para a perereca


Leia também

Notícias
11 de dezembro de 2025

STF encerra sustentações e adia decisão sobre ações que contestam o Marco Temporal

Após dois dias de manifestações de partes e terceiros interessados, o julgamento foi suspenso. Data para retorno ainda não foi definida

Salada Verde
11 de dezembro de 2025

Site da Agência ambiental dos EUA minimiza relação entre ação humana e mudanças climáticas

EPA disse que a agência não está mais focada em proteger "agendas políticas de esquerda" e que “não aceita mais ordens do culto climático"

Notícias
11 de dezembro de 2025

Uma nova e rara espécie de bromélia que pode estar condenada pela mineração

Recém-descoberta, a minúscula planta é encontrada apenas na Serra do Pires, em Congonhas, Minas Gerais, e pode desaparecer junto com apetite da exploração mineral

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 2

  1. Felipe diz:

    que estudo?que numero da revista? estudo de que autor?
    informação aleatória, fazer pesquisa no Brasil é horrível.


    1. Lucas Gaspar diz: