Notícias

Grades para a perereca

Ministro-candidato, Carlos Minc resolve não atrapalhar principal obra do PAC no Rio de Janeiro. Para isso, disse que vai cercar, com "placas de ferro", brejo onde vive a Physalaemus soaresi, espécie ameaçada de extinção.

Redação ((o))eco ·
29 de setembro de 2009 · 15 anos atrás

Carlos Minc (Meio Ambiente) disse nesta segunda que o Instituto Chico Mendes pode isolar com “placas de ferro” o brejo onde se reproduzem as pererecas Physalaemus soaresi na Floresta Nacional Mário Xavier, em Seropédica. A medida mirabolante deixaria do lado de fora o canteiro de obras do Arco Metropolitano e evitaria a paralisação da obra.

“Com a cerca de ferro, as pererecas poderão continuar a se reproduzir, e vamos assim concluir essa importante obra para tirar o transporte pesado da ponte e da Av. Brasil, ajudando a diminuir a poluição atmosférica da capital”, afirmou o ministro em nota do Ministério do Meio Ambiente.

Maior obra pública do Programa de Aceleramento do Crescimento no estado do Rio de Janeiro, com orçamento de R$ 1 bilhão, o Arco Metropolitano ligará o Porto de Itaguaí ao município de Itaboraí.

A possibilidade de extermínio da espécie vem sendo denunciada por O Eco desde julho, bem como as ameaças ao peixe Leptolebias minimus e à integridade da própria área protegida.

Saiba mais:
Uma rã carioca marcada para morrer
Mais uma espécie ameaçada pelo PAC

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.