Notícias

Grades para a perereca

Ministro-candidato, Carlos Minc resolve não atrapalhar principal obra do PAC no Rio de Janeiro. Para isso, disse que vai cercar, com "placas de ferro", brejo onde vive a Physalaemus soaresi, espécie ameaçada de extinção.

Redação ((o))eco ·
29 de setembro de 2009 · 17 anos atrás

Carlos Minc (Meio Ambiente) disse nesta segunda que o Instituto Chico Mendes pode isolar com “placas de ferro” o brejo onde se reproduzem as pererecas Physalaemus soaresi na Floresta Nacional Mário Xavier, em Seropédica. A medida mirabolante deixaria do lado de fora o canteiro de obras do Arco Metropolitano e evitaria a paralisação da obra.

“Com a cerca de ferro, as pererecas poderão continuar a se reproduzir, e vamos assim concluir essa importante obra para tirar o transporte pesado da ponte e da Av. Brasil, ajudando a diminuir a poluição atmosférica da capital”, afirmou o ministro em nota do Ministério do Meio Ambiente.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Maior obra pública do Programa de Aceleramento do Crescimento no estado do Rio de Janeiro, com orçamento de R$ 1 bilhão, o Arco Metropolitano ligará o Porto de Itaguaí ao município de Itaboraí.

A possibilidade de extermínio da espécie vem sendo denunciada por O Eco desde julho, bem como as ameaças ao peixe Leptolebias minimus e à integridade da própria área protegida.

Saiba mais:
Uma rã carioca marcada para morrer
Mais uma espécie ameaçada pelo PAC

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
29 de abril de 2026

Filha de Marina Silva rebate senador e nega vínculo com ação que suspendeu licitações da BR-319

Eduardo Braga declarou que advogada é ligada a escritório que tentou barrar editais da BR-319; Moara Silva e Vaz pede retratação do parlamentar

Análises
29 de abril de 2026

Por que a natureza é a infraestrutura mais inteligente que as cidades podem ter?

Conservar áreas naturais deixou de ser uma pauta ambiental e passou a ser uma decisão estratégica de planejamento urbano, gestão de riscos e desenvolvimento econômico de longo prazo

Salada Verde
29 de abril de 2026

Tuvalu tenta levar ao Pacífico articulação internacional para fim dos fósseis

A proposta apresentada em Santa Marta busca transformar conferência paralela às COPs em articulação política por regras para reduzir petróleo, gás e carvão

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.