Salada Verde

Biodiversidade cada vez mais ameaçada

Novo estudo publicado nesta quinta na revista científica Science, mostra que ao contrário do que prometeram os governos em 2002, houve acelerada degradação de habitats e extinção continuada de espécies.

Salada Verde ·
29 de abril de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

 O ano internacional da biodiversidade, 2010, não é até agora um momento de boas notícias. Bem o contrário: um novo estudo publicado nesta quinta na revista científica Science, mostra que ao contrário do que prometeram os governos em 2002, houve acelerada degradação de habitats e extinção continuada de espécies.

Esta foi a primeira avaliação independente sobre o status do cumprimento das metas traçadas na Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) . Utilizando mais de 30 indicadores como tamanho das populações das espécies ameaças de extinção, extensão de seus habitats e cobertura de áreas protegidas, o estudo não encontrou evidência de redução significativa na taxa de declínio de perda da biodiversidade.

De acordo com o Programa do Meio Ambiente das Nações Unidas, desde 1970 as populações de fauna sofreram 30% de redução, a área de mangues e gramas marinhas foi reduzida em 20% e a cobertura de corais vivos em 40%.

“Nossa análise mostra que os governos falharam no cumprimento dos compromissos assumidos em 2002”, disse, em nota distribuida pela ONG Conservação Internacional, o principal autor do estudo, Stuart Butchart, cientista do Centro de Monitoramento da Conservação Mundial do Programa do Meio Ambiente da ONU e da ONG BirdLife International. “A velocidade da perda da biodiversidade é a mais rápida já evidenciada e há pouco progresso na redução das pressões sobre as espécies, habitats e ecossistemas”, completa.

Delegações de praticamente todos os países do mundo se reunirão em outubro deste ano para em Nagoya, no Japão, para a 10a Conferência das Partes da Convenção de Diversidade Biológica, onde discutirão novas metas para a proteção da biodiversidade.

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.