Notícias

Morre o ambientalista argentino Juan Carlos Chebez

Referência para questões de espécies ameaçadas e áreas protegidas, Chebez foi um dos naturalistas argentinos de maior prestígio.

Daniele Bragança ·
26 de maio de 2011 · 14 anos atrás

Crédito: Sib.gov.ar
Crédito: Sib.gov.ar
O movimento ambientalista da Argentina perdeu um dos seus mais destacados membros, o naturalista e ambientalista Juan Carlos Chebez morreu aos 49 anos, na tarde de domingo, dia 15, em Buenos Aires.

Referência para questões de espécies ameaçadas e do problema de áreas naturais protegidas da Argentina, Chebez foi um dos naturalistas argentinos de maior prestígio.

Autor de várias obras de referência, entre eles “Los que se van”, “Fauna misionera”, “Guia de las reservas naturales de argentinas” e as centenas de publicações que produziu graças à sua constante preocupação com a conservação da fauna, flora e de todos os recursos naturais da Argentina, Juan Carlos Chebez foi um engajado da causa ambientalista desde a adolescência. Com apenas 13 anos, fundou e dirigiu a entidade ambiental: Asociación Pro Conservación de la Naturaleza Argentina (ACNA), junto com amigos do colégio.

Atuou até seus últimos dias na Ärea de Biodiversidade do Departamento de Investigação e Conservação da Fundación de Historia Natural Félix de Azara.

Veja vídeo com entrevista com Juan Carlos Chebez sobre a fauna argentina ameaçada

Entre 1982 e 1989 desempenhou diversos na Direção Técnica da Fundação Vida Silvestre Argentina. No Ministério de Ecologia de Misiones, trabalhou como assessor do subsecretário de Ecologia em 1987 e 1989. Em 1990 foi trabalhar convocado pela Administração de Parques Nacionais, onde atuou como primeiro diretor de Recursos Naturais. Foi conselheiro do presidente e ganhou o cargo de diretor da Delegação Regional Nordeste. Foi diretor de delegação do NEA entre 1994-2002.

Presidiu a Associação Ornitóloga de Plata/Aves Argentinas. Escreveu numerosos artigos em mastofauna ornitologia e conservação, e vários livros, incluindo eles: mamíferos selvagens do arquipélago de Tierra del Fuego (1993), aqueles que deixam Missionário da Fauna (1996) e reservas naturais Guias na Argentina (2005-2006).

Veja também :

Morre Zé Claúdio, o defensor das castanheiras

{iarelatednews articleid=”25016″}


  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
20 de dezembro de 2024

COP da Desertificação avança em financiamento, mas não consegue mecanismo contra secas

Reunião não teve acordo por arcabouço global e vinculante de medidas contra secas; participação de indígenas e financiamento bilionário a 80 países vulneráveis a secas foram aprovados

Reportagens
20 de dezembro de 2024

Refinaria da Petrobras funciona há 40 dias sem licença para operação comercial

Inea diz que usina de processamento de gás natural (UPGN) no antigo Comperj ainda se encontra na fase de pré-operação, diferentemente do que anunciou a empresa

Reportagens
20 de dezembro de 2024

Trilha que percorre os antigos caminhos dos Incas une história, conservação e arqueologia

Com 30 mil km que ligam seis países, a grande Rota dos Incas, ou Qapac Ñan, rememora um passado que ainda está presente na paisagem e cultura local

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.