Colunas

Quem come demais se lambuza

A Iha do Mel guarda praias cercadas de mata atlântica bem preservada a apenas 2 horas de Curitiba. Mas tanta beleza atrai mais turistas do que o lugar comporta.

20 de junho de 2006 · 20 anos atrás

Agora há planos para cercar a mata do Parque para melhor protegê-lo. Se a idéia é preservar, a iniciativa merece aplausos. Melhor ainda, contudo, seria uma ação mais pró-ativa, reconhecendo que o meio ambiente é o ganha pão dos ilhéus, ao mesmo tempo que criando medidas para suprimir ou mitigar os impactos do turismo. Nesse sentido, a idéia de Gilberto Espinosa de estabelecer uma trilha de 100 km, iniciando em Encantadas, pulando para o Parque Nacional da Ilha de Superagüi e terminando no Parque Estadual paulista da Ilha do Cardoso, é um projeto já experimentado em vários países, que disponibiliza um produto novo e dispersa os benefícios do turismo por toda a região. Medidas mais simples, entretanto, poderiam ser tomadas já. Uma melhor manutenção das trilhas a remoção completa das espécies exóticas da ilha, a começar por predadores tais como cães e gatos, e a capacitação dos ilhéus em eco-turismo são caminhos que já mostraram sua eficiência em vários lugares. O exemplo das Ilhas Seicheles, no Oceano Índico (vide minha coluna Primo Pobre Primo Rico) mostra que o incremento dos ganhos do empresariado e da comunidade não precisa necessariamente estar atrelado a um aumento da quantidade de turistas, mas pode estar associado a preço e preço alto só é pago por serviço de qualidade. No caso, note bem leitor, não estamos apenas falando da qualidade dos quartos dos hotéis ou da comida servida nos restaurantes, mas sobretudo da qualidade ambiental. Para atrair o turista classe A, é necessário ter trilhas em bom estado de conservação, esgoto tratado, mata conservada e, principalmente, privacidade. Para esse turista, o mal da colméia é que tem abelhas demais.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
10 de abril de 2026

Inscrições para segunda turma do curso de Jornalismo Ambiental abrem na segunda-feira (13)

Formação de ((o))eco oferece aulas online, encontros ao vivo e foco em cobertura socioambiental, com destaque para a Amazônia

Salada Verde
10 de abril de 2026

Nova presidente da Funai é empossada no último dia do ATL 2026

Posse de Lúcia Alberta ocorre na plenária principal do ATL, em Brasília, com presença de lideranças indígenas, autoridades federais e anúncio de medidas

Análises
10 de abril de 2026

Está na hora de transformar a merda em adubo, literalmente

Integrar saneamento e restauração não é apenas uma inovação técnica, é uma mudança de paradigma. Significa criar cadeias produtivas baseadas na circularidade

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.