Análises

O dique rompeu

De Hellen Cano IBGE / DGC - Diretoria de Geociências Prezados, Sou geógrafa e tecnologista na Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais do IBGE/RJ. Quero parabenizá-los pela reportagem de 05.06 - O Dique Rompeu. No entanto, causa-me espanto e indignação (e põe espanto e indignação nisso!!!) que ninguém esteja incomodado com a ausência de punição real contra o descumprimento das leis. Assisti, na semana passada, um painel de debates durante a 50a. REunião Extraordinária do CONAMA e percebi que há uma tendência nacional (confirmada em nível estadual pelas intenções de Blairo Maggi) de se "compensar " através de incentivos fiscais e financeiros aqueles agricultores que cumprirem a lei e não desmatarem locais, como APPs, que desde há muito tempo já são protegidas por lei. Novamente, só no Brasil se dá dinheiro para aquele que cumpre a lei, e não se pune com prisão ou uma multa que realmente afete as finanças daquele que a descumprir. Não há ninguém, para fazer um artigo sobre isso??? Vimos contrabandistas sendo capturados com mais de 10.000 animais silvestres, e depois soltos para pagarem uma multa de apenas 5.000 reais! Esse valor é irrisório perto do que eles lucram. Não vi nenhum respórter falar sobre isso. Considero que o peso da punição seja fundamental para que as leis ambientais sejam de fato levadas a sério! Muito obrigada!

Redação ((o))eco ·
8 de junho de 2007 · 19 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
19 de junho de 2026

Copa do Mundo das Áreas Protegidas: Grupo D

EUA, Paraguai, Austrália e Turquia disputam vaga na próxima fase. Na Copa das Áreas Protegidas, cada país entra em campo com suas estratégias de conservação

Notícias
19 de junho de 2026

Produtores rurais impedem audiência pública sobre criação de UC no Pantanal

Com discurso carregado de desinformação sobre “impactos” do Refúgio de Vida Silvestre Delta do Salobra, grupo liderado por sindicato rural ocupa auditório e nega diálogo com ICMBio

Externo
19 de junho de 2026

Entenda por que a extinção das línguas é uma questão ambiental

Mais de 2 mil línguas indígenas correm risco de desaparecer neste século – e, com elas, poderemos perder conhecimentos ecológicos tradicionais de suma importância

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.