Análises

A raiz do problema

Redação ((o))eco ·
2 de abril de 2008 · 16 anos atrás

De Sérgio Galli

Cristiane,

É preciso acabar com o automóvel antes que ele acabe conosco (se é que já não acabou). As cidades são reféns e as pessoas escravas do automoóvel. Sinônimo para automóvel é desgraça e destruição.

Essa é a raiz do problema.

Não adianta nada a mídia fazer reportagens, matérias, colocarem helicópteros para acompanharem o trânsito (é patético), editorias, consultar “especialistas”, Se logo na página seguinte ou no intervalo do jornal há um anúncio de página inteiro do quê? De automóvel. Ou, no caso da TV, de propaganda de automóvel. E seguem-se páginas e páginas de um bombardeiro de propagandas de automóvel.

Será que alguém já parou para contar quantas propagandas de automóvel aparecem por dia na TV? Quer dizer, não bastam medidas paliativas, nem responsabilizar apenas o governo e os cidadãos. E a responsabilidade das montadoras? Das concessionárias? Das petroleiras? Elas pagam, por exemplo, as internações dos milhares de cadáveres, mutilados, causados pelo trânsito? E não me venham com argumento que as montadoras geram emprego. A solução é acabar com o automóvel. Não há outra. Isso, claro, não vai acontecer, assim, a situação ficar cada vez mais insustentável, inviável, sem saída. Dica de leitura: “Apocalipse motorizado”, de Ned Ludd, editora Conrad.

Cordialmente,

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.