Que tal conhecer doze praias, várias cachoeiras e quedas d’água, diversos poços de água fresca cristalina, degustar da gastronomia típica caiçara e apreciar um visual incrível? E o melhor, desfrutar de toda essa beleza de pertinho, durante um trekking de três dias? A Travessia da Joatinga, em Paraty é uma interessante opção para quem quer fazer um passeio no clima de férias, mas dispõe de pouco tempo para isso.
Para aqueles que não agüentarem a pressão do passeio, existe a opção de ultrapassar os trechos mais difíceis de barco (válido para casos de acidentes e emergências também). Entretanto, tenho certeza de que os leitores desta coluna honrarão o status de trekkers e realizarão o passeio com mochila nas costas e pés no chão. Esse negócio de mula, sherpa e barco é para o pessoal do clube do sofá. Para finalizar, uma informação extra que vai animar também os ambientalistas. O biólogo Pablo Fernandez, recomenda o passeio e declara: “ É uma natureza exuberante, áreas de mata atlântica intacta, muitos pássaros, insetos, peixes e rios, já que trata-se da junção de diversas unidades de conservação (APA do Cairuçu, Reserva Biológica da Joatinga, Parque Nacional da Serra da Bocaina e Parque Estadual da Serra do Mar), formando um imenso corredor ecológico e umas das maiores áreas contínuas de Mata Atlântica preservada”. Pois é. O paraíso é logo ali. Aproveitem!
Leia também
Equilíbrio, harmonia e estabilidade podem transformar os cuidados com incêndios em gestão de fogo
A longa travessia entre a teoria do manejo integrado e sua prática no território brasileiro →
Clima extremo desafia restauração em nova estratégia da biodiversidade
Plano incorpora ações até 2030 e exigências internacionais para conter a perda acelerada de espécies nativas no país →
Mata Atlântica pode ganhar um novo parque nacional
Proposta do Parque Nacional Serras do Araçatuba e Quiriri, na divisa entre SC e PR, visa preservar porção ainda desprotegida do maior contínuo de Mata Atlântica do país →




