.jpg)
![]() |
Estudo realizado pela Universidade de Goiás mostra que o avanço da fronteira agropecuária tem comprometido seriamente o domínio Cerrado, interferindo cada vez mais no processo natural de aplainamento destas superfícies. Em todo o Vale do Araguaia, o desmatamento já atinge 43% do Cerrado local.
Para tentar diminuir estes e outros problemas ambientais da região, os prefeitos e representantes das 18 cidades estudam a criação de um fórum permanente sobre o Vale do Araguaia. O debate sobre o tema aconteceu durante atividade paralela do XII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA).
Os participantes do encontro, que reuniu também pesquisadores no tema, trocaram ainda dados sobre o cerrado, compartilharam metodologias de pesquisas e, principalmente, apontaram formas de combater os problemas que ameaçam o bioma. Entre as saídas apontadas está o cumprimento da legislação ambiental brasileira, lembraram os participantes, em uma referência direta às discussões sobre a mudança do Código Florestal.
– Leia cobertura completa do XII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental
Leia também
O que é Financiamento Climático?
Os recursos que movem a transição para uma economia de baixo carbono e sustentam a adaptação de países vulneráveis →
Manifesto pede revogação de decreto que adia georreferenciamento de imóveis rurais
Entidades e profissionais afirmam que suspensão até 2029 para propriedades de todos os tamanhos representa retrocesso na governança fundiária e ameaça a segurança jurídica no campo →
Brasil espera que cúpula de líderes dê o tom das negociações na COP30
Políticos estaduais querem que biomas não florestais tenham mais presença nas negociações e decisões da conferência →






