Reportagens

Araguaia ganha cena no FICA

Festival promove encontro entre prefeitos e pesquisadores da Bacia do Rio Vermelho e Vale do Araguaia para discutir e propor meios de conter a destruição da área, já tão degradada.

Cristiane Prizibisczki ·
11 de junho de 2010 · 14 anos atrás
XII FICA - Mesa redonda de prefeitos das bacias do rio Vermelho e Araguaia (foto:Silvio Quirino/FICA)
XII FICA – Mesa redonda de prefeitos das bacias do rio Vermelho e Araguaia (foto:Silvio Quirino/FICA)
Mapa de uso do solo da bacia do rio Vermelho. Clique para ampliar (fonte: UFG)
Mapa de uso do solo da bacia do rio Vermelho. Clique para ampliar (fonte: UFG)

Estudo realizado pela Universidade de Goiás mostra que o avanço da fronteira agropecuária tem comprometido seriamente o domínio Cerrado, interferindo cada vez mais no processo natural de aplainamento destas superfícies. Em todo o Vale do Araguaia, o desmatamento já atinge 43% do Cerrado local.

Para tentar diminuir estes e outros problemas ambientais da região, os prefeitos e representantes das 18 cidades estudam a criação de um fórum permanente sobre o Vale do Araguaia. O debate sobre o tema aconteceu durante atividade paralela do XII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA).

Os participantes do encontro, que reuniu também pesquisadores no tema, trocaram ainda dados sobre o cerrado, compartilharam metodologias de pesquisas e, principalmente, apontaram formas de combater os problemas que ameaçam o bioma. Entre as saídas apontadas está o cumprimento da legislação ambiental brasileira, lembraram os participantes, em uma referência direta às discussões sobre a mudança do Código Florestal.

– Leia cobertura completa do XII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.