.jpg)
![]() |
Estudo realizado pela Universidade de Goiás mostra que o avanço da fronteira agropecuária tem comprometido seriamente o domínio Cerrado, interferindo cada vez mais no processo natural de aplainamento destas superfícies. Em todo o Vale do Araguaia, o desmatamento já atinge 43% do Cerrado local.
Para tentar diminuir estes e outros problemas ambientais da região, os prefeitos e representantes das 18 cidades estudam a criação de um fórum permanente sobre o Vale do Araguaia. O debate sobre o tema aconteceu durante atividade paralela do XII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA).
Os participantes do encontro, que reuniu também pesquisadores no tema, trocaram ainda dados sobre o cerrado, compartilharam metodologias de pesquisas e, principalmente, apontaram formas de combater os problemas que ameaçam o bioma. Entre as saídas apontadas está o cumprimento da legislação ambiental brasileira, lembraram os participantes, em uma referência direta às discussões sobre a mudança do Código Florestal.
– Leia cobertura completa do XII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
As digitais de Vorcaro, Zettel e do governo Zema na destruição da Serra do Curral em Minas
Acordos ambientais flexíveis favoreceram mineradoras envolvidas em irregularidades; PF aponta “corrupção sistêmica” →
Nìède, a Serra da Capivara e eu
Se o Brasil despreza e faz atrocidades com a Amazônia, a menina dos olhos internacionais, imagine com a Caatinga, um “punhado de árvores secas numa terra que Deus esqueceu” →
Entidades científicas cobram governo por atraso em plano de transição energética
Carta da SBPC e ABC afirmam que prazo dado por Luiz Inácio Lula da Silva não foi cumprido e alerta para riscos climáticos e econômicos →

