Reportagens

Araguaia ganha cena no FICA

Festival promove encontro entre prefeitos e pesquisadores da Bacia do Rio Vermelho e Vale do Araguaia para discutir e propor meios de conter a destruição da área, já tão degradada.

Cristiane Prizibisczki ·
11 de junho de 2010 · 11 anos atrás
XII FICA - Mesa redonda de prefeitos das bacias do rio Vermelho e Araguaia (foto:Silvio Quirino/FICA)
XII FICA – Mesa redonda de prefeitos das bacias do rio Vermelho e Araguaia (foto:Silvio Quirino/FICA)
Mapa de uso do solo da bacia do rio Vermelho. Clique para ampliar (fonte: UFG)
Mapa de uso do solo da bacia do rio Vermelho. Clique para ampliar (fonte: UFG)

Estudo realizado pela Universidade de Goiás mostra que o avanço da fronteira agropecuária tem comprometido seriamente o domínio Cerrado, interferindo cada vez mais no processo natural de aplainamento destas superfícies. Em todo o Vale do Araguaia, o desmatamento já atinge 43% do Cerrado local.

Para tentar diminuir estes e outros problemas ambientais da região, os prefeitos e representantes das 18 cidades estudam a criação de um fórum permanente sobre o Vale do Araguaia. O debate sobre o tema aconteceu durante atividade paralela do XII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA).

Os participantes do encontro, que reuniu também pesquisadores no tema, trocaram ainda dados sobre o cerrado, compartilharam metodologias de pesquisas e, principalmente, apontaram formas de combater os problemas que ameaçam o bioma. Entre as saídas apontadas está o cumprimento da legislação ambiental brasileira, lembraram os participantes, em uma referência direta às discussões sobre a mudança do Código Florestal.

– Leia cobertura completa do XII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Notícias
26 de novembro de 2021

Informação obtida via LAI revela que MCTI recebeu dados do desmatamento em 1º de novembro

Ministro Marcos Pontes disse que dados não foram publicados antes da Conferência do Clima porque ele estava de férias. Agenda oficial registra férias entre 8 e 19 de novembro

Notícias
26 de novembro de 2021

Jornalismo digital brasileiro se une em campanha de financiamento

Ação reúne 26 organizações com objetivo de arrecadar doações para fortalecimento do jornalismo digital de qualidade

Reportagens
26 de novembro de 2021

MPF pede anulação da Licença de Instalação do Linhão Tucuruí na terra Waimiri Atroari

Ação aponta que União e a Transnorte agem ilegalmente no licenciamento da obra. Autossuficientes em energia elétrica, os Waimiri Atroari são contra o empreendimento e sentem “a floresta sangrar”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta