Reportagens

Lista de ameaçadas: excesso ou omissão?

Biólogos estão descontentes com lista vermelha da União Mundial para Conservação da Natureza (IUCN)  e questionam critérios usados pela organização. Optar pelo excesso seria a saída?

Redação ((o))eco ·
3 de setembro de 2008 · 16 anos atrás
Gavião-pega-macaco (Spizaetus tyrannus), espécie que o biólogo Jorge Albuquerque gostaria de ver incluída na lista vermelha da IUCN (Foto: Robson Silva e Silva)
Gavião-pega-macaco (Spizaetus tyrannus), espécie que o biólogo Jorge Albuquerque gostaria de ver incluída na lista vermelha da IUCN (Foto: Robson Silva e Silva)
Para tentar apaziguar os ânimos dos descontentes e estabelecer maior interação entre pesquisadores e órgãos governamentais em relação às listas vermelhas, o ICMBio pretende abrir, nos próximos meses, uma ferramenta em seu site para que biólogos façam suas sugestões. Ainda não há data para que o novo sistema entre no ar – a desculpa é sempre a de que o ICMBio ainda está se estruturando -, mas é melhor os técnicos do Instituto correrem. A nova revisão da lista oficial brasileira está prevista para início de 2009. “Provavelmente março”, diz a assessoria do órgão.

Leia também

Análises
23 de dezembro de 2024

Soluções baseadas em nossa natureza

Não adianta fazer yoga e não se importar com o mundo que está queimando

Notícias
20 de dezembro de 2024

COP da Desertificação avança em financiamento, mas não consegue mecanismo contra secas

Reunião não teve acordo por arcabouço global e vinculante de medidas contra secas; participação de indígenas e financiamento bilionário a 80 países vulneráveis a secas foram aprovados

Reportagens
20 de dezembro de 2024

Refinaria da Petrobras funciona há 40 dias sem licença para operação comercial

Inea diz que usina de processamento de gás natural (UPGN) no antigo Comperj ainda se encontra na fase de pré-operação, diferentemente do que anunciou a empresa

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.