Notícias

Represas no limite

Cidades de São Paulo e Minas Gerais podem ter de retirar moradores de áreas vizinhas a rios porque represas estão no limite da capacidade e há perigo de transbordamento

Redação ((o))eco ·
11 de janeiro de 2010 · 16 anos atrás

Moradores de áreas de várzea de rios de São Paulo e Minas têm um motivo a mais para querer que as fortes chuvas cessem na região. Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), algumas das represas que abastecem cidades paulistas estão prestes a transbordar, o que fará com que os moradores de suas margens fiquem debaixo d água. Sabesp e Defesa Civil já alertaram os municípios cortados pelos rios que formam as quatro represas do Sistema Cantareira – Jaguari Cachoeira, Atibainha e Paiva Castro)-, por exemplo, que esses reservatórios estão próximos dos seus limites de capacidade e que, caso as chuvas continuem nos próximos dias, elas deixarão de segurar a água.  Isso significaria que a água não seria mais represada, aumentando o nível dos rios podendo provocar mais enchentes nas áreas de várzeas dos rios.

Os governos locais já foram avisados de que talvez tenham que retirar a população que mora nas margens dos rios. Na página da Sabesp na internet, onde é possível acompanhar a situação dos mananciais, o Sistema Cantareira – que abrange 12 municípios, sendo quatro em Minas Gerais e oito em São Paulo -, por exemplo, está nesta segunda-feira (11) com 97,5% de sua capacidade tomada. O Sistema Rio Grande está com 98,1% de seu volume completo e Sistema Rio Claro com 102,2%.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



As áreas de várzeas de rios, lagos e lagoas estão protegidas por lei desde o Código Florestal de 1934. Já naquela época, a lei brasileira determinava que as Áreas de Preservação Permanente deveriam necessariamente ter sua vegetação natural preservada. Como na prática não é bem isso que acontece, alertas como o da Sabesp precisam ser dados.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
10 de junho de 2026

“A água conecta todos os seres vivos do planeta”, reforça Paul Watson

Em palestra de encerramento da UCBIO, ativista ambiental destacou como o oceano e todos os seus seres estão no centro da vida no planeta

Notícias
10 de junho de 2026

Florestas sem destino definido sustentam rios voadores na Amazônia, aponta estudo

Estudo aponta que florestas públicas sem destinação são fundamentais para à segurança hídrica na Amazônia e nos Andes

Análises
10 de junho de 2026

Mutirão 2: o inimigo não é outro

Por um errante minuto, a qualidade da imaginação do cinema carioca me faz desejar que o setor climático aprenda a mobilizar a opinião pública com o marketing do setor de segurança

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.