Notícias

Atrás dos culpados

Deputados exigem que governo de SP e agentes privados se responsabilizem pelo caos vivido na cidade nos últimos meses. Para eles, erros de gestão agravaram enchentes.

Redação ((o))eco ·
5 de fevereiro de 2010 · 17 anos atrás

Os deputados Simão Pedro (estadual) e Paulo Teixeira (federal), ambos do PT-SP, entregaram hoje (5) ao Ministério Público Estadual uma representação, na qual exigem que o governo paulista e agentes privados se responsabilizem pelas enchentes e alagamentos ocorridos em São Paulo nos últimos dois meses, por supostamente serem os responsáveis pelo agravamento do caso. Na representação, os deputados pedem que o MPE faça um estudo de campo para verificar o nível de assoreamento do Rio Tietê e seus afluentes. O pedido foi motivado pela denúncia feita por um engenheiro do Departamento de Água e Esgoto (DAAE) de que a empresa não teria realizado a drenagem e o desassoreamento da calha do Tietê de 2006 a 2008. Os deputados também pedem a averiguação da denúncia de que o DAAE teria fechado as comportas da Barragem da Penha em 8 de dezembro de 2008 – o que provocou o alagamento na região do Jardim Pantanal (Zona Leste) – para evitar que as marginais Pinheiros e Tietê fossem tomadas pelas águas. Também está na representação pedido para apurar os problemas causados pelo transbordamento de represas paulistas, que ultrapassaram seu limite máximo neste mês.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
18 de agosto de 2026

Amazônia está secando. O que podemos fazer 

A combinação de mudanças climáticas com desmatamento já afeta o ciclo de água da região e, por consequência, as chuvas do resto do Brasil. Precisamos agir agora

Salada Verde
17 de agosto de 2026

Vote pelo Clima aproxima eleitores de candidaturas com compromisso climático

Nova edição da plataforma reúne propostas em vinte temas da agenda climática, como meio ambiente, saúde, educação, energia renovável, transporte e mobilidade. Veja como usar a ferramenta

Reportagens
17 de agosto de 2026

Rastreabilidade da soja e da carne esbarra na falta de integração

Estudo do WRI Brasil analisou 21 iniciativas no país e defende um protocolo nacional para conectar sistemas e critérios

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.