Expirado o prazo estabelecido pela ONU para receber os compromissos dos países em reduzir a emissão de gases de efeito estufa, a secretaria-geral da Convenção sobre o Clima contabilizou meras 55 cartas, num universo de 193 nações que fazem parte do grupo. Em janeiro, o secretário Yvo de Boer, aliviou o tom do comprometimento dos países, dizendo que o prazo dado era até o dia 31 de janeiro, mas que iria continuar recebendo comunicados na medida em que eles forem sendo enviados, até a próxima Conferência do Clima, a COP16, que será realizada no México este ano. De todo modo, os 55 países que enviaram contribuições são responsáveis por 78% das emissões provenientes do setor energético. E, enquanto vigorar os termos do Protocolo de Kyoto tais como foram estabelecidos em 1997, apenas os países desenvolvidos são obrigados a ter metas de redução.
De acordo com as metas que esses países divulgaram, em 2020 eles serão responsáveis por uma diminuição de 12 a 18% de gases, com base nas emissões de 1990. Isso, para o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), é insuficiente. Para que o planeta não esquente mais do que 2.4 graus Celsius, seria necessário que os países industrializados cortassem de 25 a 40% de seus gases.
Reveja as considerações de Yvo de Boer após a COP15, na Dinamarca.
Lista dos compromissos dos países desenvolvidos
Mapa interativo comparativo das metas (World Resources Institute)
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Maior evento de observação de aves do mundo contará com etapa no norte do Paraná
Global Big Day promove a observação de aves como ferramenta para conservação; movimento no Brasil ganha força com o turismo de natureza na região norte do Paraná →
Santa Marta encerra conferência com avanço político e pressão por tratado dos fósseis
Sem acordos vinculantes, conferência articula coalizão internacional e pressiona por saída dos combustíveis fósseis →
A distância também adoece: o acesso à saúde em comunidades remotas da Amazônia
Garantir um acesso contínuo e digno à saúde na Amazônia exige atuação conjunta. Nenhuma instituição, isoladamente, dará conta dessa complexidade →
